Cecilia, e essa idéa martyrisava os últimos momentos que lhe restavão
a viver.
--Cecilia não te disse, continuou a menina soluçando, que ella não
aceitaria a salvação com o sacrificio de tua vida?
--Pery já te pedio que perdoasses! mnrmurou o indio
--Oh! Se tu soubesses o que fizeste hoje soffrer á tua senhora!... Mas
ella te perdôa.
--Ah!... exclamou Pery, cuja physionomia illuminou-se.
--Sim!... Cecilia te perdôa tudo que soffreu, e tudo que vai soffrer!
Mas será por pouco tempo...
A menina dizia essas palavras com um triste sorriso de sublime
resignação; conhecia que não havia mais esperança de salvação, e
esta idéa quasi a consolava.
Não pôde acabar porém; a palavra ficou-lhe presa aos labios,
tremula, consulva: seus olhos se fixavão em Pery com um sentimento de
terror e de espanto.
A physionomia do indio se tinha decomposto; seus traços nobres
alterados por contracções violentas, o rosto encovado, os labios
roxos, os dentes que se entrechocavão, os cabellos erriçados da
vão-lhe um aspecto medonho.
--O veneno!... gritárão os espectadores dessa scena horrorisados.
Cecilia fez um esforço extraordinario; e lançando-se para o indio,
procurou reanima-lo.
--Pery!... Pery... balbuciava a menina aquecendo nas suas as mãos
geladas de seu amigo.
--Pery vai-te deixar para sempre, senhora.
--Não!... Não!... exclamou a menina fora de si.
Não quero que tu nos deixes!... Oh! tu és máo muito máo!... Se
estimasses tua senhora, não a abandonarias assim!...
As lagrimas orvalhavão as faces da menina, que no seu desespero não
sabia o que dizia. Erão palavras entrecortadas, sem sentido; mas que
revelavão a sua augustia.
--Tu queres que Pery viva, senhora? disse o indio com a voz commovida.
--Sim!... respondeu a menina supplicante. Quero que tu vivas!
--Pery viverá!
O indio fez um esforço supremo, e restituindo um pouco de elasticidade
aos seus membros entorpecidos, dirigio-se á porta e desappareceu.
Todas as pessoas presentes o acompanharão com os olhos e o virão
descer á varzea e ganhar a floresta correndo.
A ultima palavra que elle proferira tinha um momento restituido a
esperança a D. Antonio de Mariz; mas quasi logo a duvida apoderou-se do
seu espirito; julgou que o indio se illudia.
Cecilia porém tinha mais do que uma esperança; tinha quasi uma certeza
de que Pery não se enganára; a promessa de seu amigo lhe inspirava uma
confiança profunda. Nunca Pery lhe havia dito uma cousa que se não
realisasse; o que parecia impossivel aos outros, tornava-se facil para a
sua vontade firme e inabalavel, para o poder sobrehumano de que a força
e a intelligencia o revestia.
Quando D. Antonio de Mariz e sua familia se recolhêrão tristemente
impressionados, Alvaro de pé na porta do gabinete fez um gesto de
espanto ao fidalgo, e apontou-lhe para o oratorio.
A parede do fundo, prestes a tombar, oscillava sobre a sua base como uma
arvore balançada pelo vento.
D. Antonio sorrio, e ordenando a sua familia que entrasse no gabinete,
tirou a pistola da cinta, armou-a e esperou na porta ao lado de Alvaro.
No mesmo instante ouvio-se um grande estrondo, e no meio da nuvem
espessa de pó que se elevou desse montão de ruinas seis homens
precipitárão-se na sala.
Loredano foi o primeiro; apenas tocou o chão, ergueu-se com
extraordinaria rapidez, e seguido pelos seus companheiros caminhou
direito ao gabinete onde se achava recolhida a familia.
Recuárão porém lividos e tremulos; horrorisados diante da cena muda e
terrivel que se apresentava aos seus olhos espantados.
No meio do aposento via-se um desses grandes vasos de barros vidrados,
feitos pelos indios, e que continha pelo menos uma arroba de polvora. De
uma aberta que havia nesse vaso corria um largo trilho que ia perder-se
no fundo do paiol, onde se achavão enterradas todas as munições de
guerra do fidalgo.
Duas pistolas, a de D. Antonio de Mariz e a de Alvaro, esperavão um
movimento dos aventureiros para lançarem a primeira faisca ao volcão.
D. Lauriana, Cecilia e Isabel de joelhos, oravão julgando a cada
momento ver confundirem-se no turbilhão todos os espectadores dessa
scena.
Era esta a arma terrivel de que fallára ha pouco D. Antonio, quando
dizia a Alvaro que Deus lhe havia confiado o poder de fulminar todos os
seus inimigos. O moço comprehendeu então a razão por que o fidalgo o
tinha obrigado a partir com todos os homens para salvar Pery,
julgando-se bastante forte para defender elle só, a sua familia.
Quanto aos aventureiros, lembrárão-se do juramento solemne de D.
Antonio de Mariz; o fidalgo os tinha todos fechados na sua mão, e
bastava apertar essa mão para esmaga-los como um terrão de argila.
Lançando um olhar esvairado em torno de si os seis criminosos quizerão
fugir, mas não tiverão animo de dar um passo, e ficárão como
pregados ao solo.
Ouvio-se então um rumor de vozes da parte de fora, e Ayres Gomes
seguido pelos aventureiros apresentou-se á porta da sala.
Loredano conheceu que desta vez estava irremediavelmente perdido, e
assentou de vender caro a sua vida; mas a desgraça pesava sobre elle.
Dous dos seus companheiros cahirão a seus pés estorcendo-se em
convulsões horriveis, e soltando gritos que mettião dó e compaixão.
A principio ninguem comprehendeu a causa dessa morte subita e violenta;
mas a lembrança do veneno de Pery acudio logo á memoria de alguns e
explicou tudo.
Os aventureiros que chegavão guiados por Ayres Gomes apoderárão-se de
Loredano, e forão ajoelhar-se confusos e envergonhados aos pés de D.
Antonio de Mariz, pedindo-lhe o perdão de sua falta.
O fidalgo tinha assistido a todos esses acontecimentos que se succedião
tão rapidamente, sem deixar a sua primeira posição; dir-se-hia que
sobre essas paixões humanas que se debatião a seus pés elle plainava
como um genio, prestes a vibrar o raio celeste.
--A vossa falta é daquellas que não se perdoão, disse D. Antonio; mas
estamos nesse momento extremo em que Deus manda esquecer todas as
offensas. Levantai-vos e preparemo-nos todos para morrer como
christãos.
Os aventureiros erguêrão-se, e arrastando Loredano para fóra da sala,
retirárão-se para o alpendre, com a consciencia alliviada de um grande
peso.
A familia pôde então, depois de tantas emoções, gozar um pouco de
socego e repouso; apezar da posição desesperada em que se achavão, a
reunião dos aventureiros revoltados tinha trazido um fraco vislumbre de
esperança.
Só D. Antonio de Mariz não se illudia, e desde aquella manhã tinha
conhecido que, quando os Aymorés não o vencessem pelas armas, o
vencerião pela fome. Todos os viveres estavão consumidos, e só uma
sortida vigorosa podia salvar a familia desse martyrio que a ameaçava,
martyrio muito mais cruel do que uma morte violenta.
O fidalgo resolveu esgotar os ultimos recursos antes de confessar-se
vencido; queria morrer com a consciencia tranquilla de ter cumprido o
seu dever, e de haver feito o que fosse humanamente possivel. Chamou
Alvaro e entreteve-se com o moço durante algum tempo em voz baixa;
concertavão um meio de realisar essa idéa de que dependia toda a
esperança de salvação.
Ao mesmo tempo que isto se passava, os aventureiros reunidos em
conselho, julgavão a Frei Angelo di Lucca, e o condemnavão por um voto
unanime.
Proferida a sentença, apresentárão-se diversas opiniões sobre o
supplicio que devia ser infligido ao culpado; cada um lembrava o genero
de morte mais cruel; porém a opinião geral adoptou a fogueira como o
castigo consagrado pela inquisição para punir os hereges.
Fincárão no meio do terreiro um alto poste, e o cercárão com uma
grande pilha de madeira e outros combustiveis; depois sobre essa pyra
ligárão o frade, que soffria todos os insultos e todas as injurias sem
proferir uma palavra.
Uma especie de atonia apoderára do italiano desde o momento em que os
aventureiros o havião arrastado da sala de D. Antonio de Mariz; elle
tinha a consciencia do seu crime, e a certeza de sua condemnação.
Entretanto na occasião em que o atavão á fogueira, um incidente
espertou de repente a sensibilidade desse homem embrutecido pela idéa
da morte, e pela convicção de que não podia escapar a ella.
Um dos aventureiros, um dos cinco complices da ultima conspiração,
chegou-se a Loredano, e tirando-lhe a cinta que prendia o seu gibão,
mostrou-a aos seus companheiros. O italiano vendo-se separado do seu
thesouro sentio uma dôr muito mais forte do que a que ia soffrer na
fogueira; para elle não havia supplicio, não havia martyrio que
igualasse a este.
O que o consolava na sua ultima hora era a idéa de que esse segredo que
possuia, e do qual não podéra utilisar-se, ia morrer com elle, e
ficaria perdido para todos; que ninguem gozaria do thesouro que lhe
escapava.
Por isso apenas o aventureiro tirou-lhe a cinta onde guardava o roteiro,
soltou um rugido de colera e de raiva impotente; seus olhos
injectárão-se de sangue, e seus membros crispando-se ferirão-se
contra as cordas que os ligavão ao poste.
Era horrivel de ver nesse momento; seu aspecto tinha a expressão brutal
e feroz de um hydrophobo, seus labios espumavão, silvando como a
serpente; e seus dentes ameaçavão de longe os seus algozes como as
presas do jaguar.
Os aventureiros rirão-se do desespero do frade por ver roubarem-lhe o
seu precioso thesouro, e divertirão-se em augmentar-lhe o supplicio,
promettendo que apenas livres dos Aymorés farião uma expedição ás
minas de prata.
A raiva do italiano redobrou quando Martim Vaz atou a cinta ao corpo, e
disse-lhe sorrindo:
--Bem sabeis o proverbio: «O bocado não é para quem o faz.»
VI
TREGOA
Erão oito horas da noite.
Os aventureiros, sentados no terreiro em roda de um pequeno fogo,
esperavão tristemente que cozinhassem alguns legumes destinados á
magra cêa.
A penuria tinha succedido á abundancia de outr'ora; privados da caça,
sua alimentação ordinaria, estavão reduzidos a simples vegetaes. Os
seus vinhos e as bebidas fermentadas de que fazião largas libações,
tinhão sido envenenadas por Pery, e forão pois obrigados a deita-las
fóra, muito felizes ainda por não terem sido victimas dellas.
Loredano fechando a porta da despensa foi que os tinha salvado; apenas
dous dos aventureiros que o havião acompanhado tinhão tocado nessas
bebidas, e por isso poucas horas depois cahirão mortos, como vimos, na
occasião em que ião atacar D. Antonio de Mariz.
Não erão porém essas scenas de luto e a situação critica em que se
achavão, que infundião nesses homens sempre alegres e tão galhofeiros
aquella tristeza que não lhes era habitual. Morrer com as armas na
mão, batendo-se contra o inimigo, era para elles uma cousa natural, uma
idéa a que a suavidade aventuras e de perigos os tinha affeito.
O que realmente os entristecia, era não terem uma boa cêa, e um
cangirão de vinho diante de si; era o seu estomago que se contrahia por
falto de alimento, e que tirava-lhes toda a disposição de rir e de
folgar.
A chamma avermelhada da fogueira ás vezes oscillava ao sopro do vento,
e estendendo-se pelo terreiro ia illuminar a alguma distancia com o seu
frouxo clarão o vulto de Loredano atado ao poste sobre a pyra de lenha.
Os aventureiros tinhão resolvido demorar o supplicio, e dar tempo a que
o frade se arrependesse dos seus crimes e se decidisse a morrer como
christão, humilde e penitente; por isso deixárão-lhe a noite para
reflectir.
Talvez entrasse tambem nessa resolução um requinte de maldade e de
vingança; julgando o italiano a verdadeira causa da posição em que
estavão collocados, os seus companheiros o odiavão e querião
prolongar o seu soffrimento como uma reparação do mal que lhes tinha
feito.
Assim, de vez em quando um delles se erguia, e chegando-se ao frade
exprobrava-lhe a sua perversidade, e cobria-o de improperios e de
injurias. Loredano estorcia-se de raiva, mas não proferia uma palavra,
porque seus algozes o tinhão ameaçado de cortar-lhe a lingua.
Ayres Gomes veio chamar os aventureiros da parte de D. Antonio de Mariz;
todos se apressárão em obedecer, e pouco depois entrárão na sala
onde estava reunida toda a familia.
Tratava-se de uma sortida como fim de procurar viveres que podessem
alimentar os habitantes da casa, até que D. Diogo tivesse tempo de
chegar com o soccorro que tinha ido procurar. D. Antonio de Mariz
reservava dez homens para defender-se; os outros partirião com Alvaro;
se fossem felizes, havia ainda uma esperança de salvação; se fossem
mal succedidos, uns e outros, os que fossem e os que ficassem morrerião
como christãos e portuguezes.
Immediatamente a expedição preparou-se, e favorecida pelo silencio da
noite partio e internou-se pela floresta; devia afastar-se sem ser
percebida pelos Aymorés, e procurar pelas vizinhanças fazer uma ampla
provisão de alimentos.
Durante a primeira hora que succedeu á partida, todos os que ficárão,
com o ouvido attento escutavão, temendo ouvir a cada momento o estrondo
de tiros que annunciasse um combate entre os aventureiros e os indios.
Tudo conservou-se em silencio; e uma esperança, bem que vaga e tenue,
veio pousar nesses corações quebrados por tantos soffrimentos e tantas
angustias.
A noite passou-se tranquillamente; nada indicava que a casa estivesse
cercada por um inimigo tão terrivel como os Aymorés.
D. Antonio admirava-se que os selvagens, depois do ataque da manhã, se
conservassem tranquillos no seu campo, e não tivessem investido a
habitação uma só vez. Passou-lhe pelo espirito a idéa de que se
tivessem retirado com a perda de alguns dos seus principaes guerreiros;
mas elle conhecia de ha muito o espirito vingativo e tenacidade dessa
raça para admittir semelhante supposição.
Cecilia recostou-se n'um sofá, e alquebrada de fadiga conseguio
adormecer apezar das idéas tristes e das inquietações que a
agitavão. Isabel, com o coração cerrado por um terrivel
presentimento, lembrava-se de Alvaro, e acompanhava-o de longe na sua
perigosa expedição, misturando as suas preces com as palavras ardentes
do seu amor.
Assim passou-se esta noite; a primeira, depois de tres dias, em que a
familia de D. Antonio de Mariz pôde gozar alguns momentos de socego.
De vez em quando o fidalgo chegando á janella via ao longe, perto do
rio, brilharem os fogos do campo dos Aymorés, mas uma calma profunda
reinava em toda aquella planicie. Nem mesmo se ouvia o écho
enfraquecido de uma dessas cantigas monotonas com que os selvagens
costumão á noite acompanhar o embalançar de sua rede de palha; apenas
o sussurrar do vento nas folhas, a queda da agua sobre as pedras, e o
grito do oitibó.
Contemplando a solidão, o fidalgo insensivelmente voltava a essa
esperança que ha pouco sorrira, e que o seu espirito tinha repellido
como uma simples illusão. Tudo com effeito parecia indicar que os
selvagens havião abandonado o seu campo, deixando nelle apenas os fogos
que havião servido para esclarecer os seus preparativos de partida.
Para quem conhecia, como D. Antonio, os costumes desses povos barbaros,
para quem sabia quanto era activa, agitada, ruidosa essa existencia
nomada, o silencio em que estava sepultada a margem do rio era um signal
certo de que os Aymorés já alli não estavão.
Comtudo o fidalgo, demasiadamente prudente para se fiar em apparencias,
recommendára aos seus homens que redobrassem de vigilancia para evitar
alguma surpreza.
Talvez que aquelle socego e aquella serenidade fossem apenas uma dessas
calmas sinistras que preludião as grandes tempestades, e durante as
quaes os elementos parecem concentrar as suas forças para entrarem
nessa luta espantosa, que tem por campo de batalha o espaço e o
infinito.
As horas corrêrão silenciosamente; a viuvinha cantou pela primeira
vez; e a luz branca da alvorada veio empallidecer as sombras da noite.
Pouco a pouco o dia foi rompendo; o arrebol da manhã desenhou-se no
horizonte, tingindo as nuvens com todas as côres do prisma. O primeiro
raio do sol, desprendendo-se daquelles vapores tenues e diaphanos,
deslisou pelo azul do céo, e foi brincar no cabeço dos montes.
O astro assomou, e torrentes de luz inundárão toda a floresta, que
nadava n'um mar de ouro marchetado de brilhantes que scintillavão em
cada uma das gotas do orvalho suspensas ás folhas das arvores.
Os habitantes da casa, despertando, admiravão esse espectaculo
magnifico do nascer do dia, que depois de tantas tribulações e de
tantas augustias, lhes parecia completamente novo.
Uma noite de quietação e socego os tinha como que restituido á vida;
nunca esses campos verdes, esse rio puro e limpido, essas arvores
florescentes, esses horizontes descortinados se havião mostrado a seus
olhos tão bellos, tão risonhos como agora.
É que o prazer e o soffrimento não passão de um contraste; em luta
perpetua e continua, elles se acrysolão um no outro, e se depurão;
não ha homem verdadeiramente feliz senão aquelle que já conheceu a
desgraça.
Cecilia, com a frescura da manhã, tinha-se expandido como uma flôr do
campo; suas faces colorirão-se de novo, como se um raio do sol
beijando-as lhes tivesse imprimido o seu reflexo roseado; os olhos
brilhárão; e os labios entreabrindo-se para aspirarem o ar puro e
embalsamado da manhã, arqueárão-se graciosamente quasi sorrindo.
A esperança, esse anjo invisivel, essa doce amiga dos que soffrem,
tinha vindo pousar no seu coração, e murmurava-lhe ao ouvido palavras
confusas, cantos mysteriosos, que ella não comprehendia, mas que a
consolavão e vertião em sua alma um balsamo suave.
Sentia-se em todas as pessoas da casa um quer que seja, uma animação,
um começo de bem-estar que revelava uma grande transformação operada
na situação da vespera; era mais do que a esperança, menos do que a
seguridade.
Só Isabel não partilhava essa impressão geral; como sua prima, ella
tambem viera contemplar o raiar do dia; mas fôra para interrogar a
natureza, e perguntar ao sol, á luz, ao céo, se as lugubres imagens
que tinhão passado e repassado na sua longa vigilia, erão uma
realidade ou uma visão.
E cousa singular! Esse sol tão brilhante, essa luz esplendida, esse
céo azul, que aos outros reanimára, e que devia inspirar a Isabel o
mesmo sentimento, pareceu-lhe ao contrario uma amarga ironia.
Comparou a scena radiante que se apresentava aos seus olhos com o quadro
que se desenhava em sua alma; emquanto a natureza sorria, o seu
coração chorava. No meio dessa festa esplendida do nascer do dia, a
sua dôr, só, isolada, não achava uma sympathia, e repellida pela
creação voltava a recalcar-se em seu seio. A moça recostou a cabeça
sobre o hombro de sua prima, e escondeu ahi o rosto para não perturbar
a doce serenidade que se expandia no semblante de Cecilia.
Entretanto D. Antonio tinha tratado de averiguar se as suas suspeitas da
vespera erão reaes; certificou-se de que os selvagens havião
abandonado o campo. Ayres Gomes, acompanhado de mestre Nunes, chegou
mesmo a sahir da casa, e aproximar-se com todas as cautelas do lugar
onde na vespera os Aymorés festejavão o sacrificio de Pery.
Tudo estava deserto; não se vião mais no campo os vasos de barro, as
peças de caça suspensas aos galhos da arvore, e as redes grosseiras
que indicavão a alta de uma horda selvagem. Não havia já duvida, os
Aymorés tinhão partido desde a vespera á noite, depois de enterrarem
os seus mortos.
O escudeiro voltou a dar esta noticia ao fidalgo, que recebeu-a menos
favoravelmente do que se devia suppôr; ignorava a causa e o fim dessa
partida repentina, e desconfiava della.
Não ha que admirar nisto; D. Antonio era um homem prudente e avisado; a
sua experiencia de quarenta annos o tinha tornado suspeitoso; por cousa
nenhuma queria dar aos seus uma esperança que viesse a frustrar-se.
VII
PELEJA
Quando a familia de D. Antonio de Mariz gozava dos primeiros momentos de
tranquillidade que succedião a tantas afflicções, soou um grito na
escada de pedra.
Cecilia levantou-se estremecendo de alegria e felicidade; tinha
reconhecido a voz de Pery.
No momento em que ia correr ao encontro de seu amigo, mestre Nunes já
tinha abaixado uma prancha que servia de ponte levadiça, e Pery chegava
á porta da sala.
D. Antonio de Mariz, sua mulher e sua filha ficárão mudos de espanto e
terror; Isabel cahio fulminada, como se a vida lhe faltasse de repente.
Pery trazia nos seus hombros o corpo inanimado de Alvaro; e no rosto uma
expressão de tristeza profunda. Atravessando a sala, depôz sobre o
sofá o seu fardo precioso, e olhando o rosto livido daquelle que fôra
seu amigo, enxugou uma lagrima que lhe corria pela face.
Nunhuma das pessoas presentes se animava a quebrar o silencio solemne
que envolvia aquella scena lugubre; os aventureiros que havião
acompanhado Pery quando passára no meio delles correndo, pararão na
porta, tomados de compaixão e respeito por aquella desgraça.
Cecilia nem pôde gozar da alegria de ver Pery salvo; seus olhos apezar
dos soffrimentos passados, ainda tinhão lagrimas para chorar essa vida
nobre e leal que a morte acabava de ceifar. Quanto a D. Antonio de
Mariz, sua dôr era a de um pai que havia perdido um filho, era a dôr
muda e concentrada que abala as organisações fortes, sem comtudo
abatê-las.
Depois dessa primeira commoção produzida pela chegada de Pery, o
fidalgo interrogou o indio e ouvio de sua bocca a narração breve dos
acontecimentos, cuja peripecia tinha diante dos olhos.
Eis o que havia passado.
Partindo na vespera, no momento em que começava a sentir os primeiros
effeitos do veneno terrivel que tomára, Pery ia cumprir a promessa que
tinha feito a Cecilia. Ia procurar a vida em um contra-veneno infallivel
cuja existencia só era conhecida pelos velhos _payás_ da tribu, e
pelas mulheres que os auxiliavão nas suas preparações medicinaes.
Sua mãi, quando elle partira para a primeira guerra lhe tinha revelado
esse segredo que devia salva-lo de uma morte certa no caso de ser ferido
por alguma setta hervada.
Vendo o desespero de sua senhora, o indio sentio-se com forças de
resistir ao torpor do envenenamento que começava a ganhar-lhe o corpo,
e ir ao fundo da floresta procurar essa herva poderosa que devia
restituir-lhe a saude, o vigor e a existencia.
Comtudo, quando atravessava a matta parecia-lhe ás vezes que já era
tarde, que não chegaria a tempo: então tinha medo de morrer longe de
sua senhora, sem poder volver para ella o seu ultimo olhar.
Arrependia-se quasi de ter partido de casa e não deixar-se ficar aos
pés de Cecilia até exhalar o seu ultimo suspiro; mas lembrava-se que a
menina o esperava, lembrava-se que ella ainda precisava de sua vida e
creava novas forças.
Pery entranhou-se no mais basto e sombrio da floresta, e ahi, na sombra
e no silencio passou-se entre elle e a natureza uma scena da vida
selvagem, dessa vida primitiva, cuja imagem nos chegou tão incompleta
e desfigurada. O dia declinou: veio a tarde, depois a noite, e sob essa
abobada espessa em que Pery dormia como em um sanctuario, nem um rumor
revelára o que ahi se passou.
Quando o primeiro reflexo do dia purpureou o horizonte, as folhas se
abrirão, e Pery exhausto de forças, vacillante, emmagrecido como se
acabasse de uma longa enfermidade, sahio do seu retiro.
Mal se podia suster, e para caminhar era obrigado a sustentar-se aos
galhos das arvores que encontrava na sua passagem: assim adiantou-se
pela floresta, e colheu alguns fructos, que lhe restabelecêrão um
tanto as forças.
Chegando á beira do rio, Pery já sentia o vigor que voltava, e o calor
que começava a animar-lhe o corpo en torpecido; atirou-se á agua e
mergulhou. Quando voltou á margem, era outro homem; uma reacção se
havia operado; seus membros tinhão adquirido a elasticidade natural; o
sangue gyrava livremente nas veias.
Então tratou de recuperar as forças que havia perdido, e tudo quanto a
floresta lhe offerecia de saboroso nutriente servio a esse banquete da
vida, em que o selvagem festejava a sua victoria sobre a morte e o
veneno.
O sol tinha raiado havia horas; Pery, acabada a sua refeição,
caminhava pensativo, quando ouvio uma descarga de armas de fogo, cujo
estrondo reboou pelo ambito da floresta.
Lançou-se na direcção dos tiros, e a pouca distancia, n'um claro da
matta, descobrio um espectaculo grandioso.