Hoje, minhas senhoras e meus senhores, a fisiologia e a psicologia, não

são apenas sciências de gabinete, simples curiosidades, domínios de

investigação scientífica desinteressada, ramos de conhecimentos sem

maior aplicação e utilidade. Não. O fisiologista e o psicólogo têm hoje

o seu lugar até na oficina, até na fábrica. A êles se recorre não só

para julgar das aptidões do operário, mas até para regular a própria

técnica. Opera-se neste momento uma profunda reforma nas indústrias,

visando a levar ao máximo o rendimento de cada operário, recorrendo-se

para isso à fisiologia e à psicologia. É o _tailorismo_ que avança, é a

organisação scientífica do trabalho.

A fisiologia e a psicologia são tam úteis, mesmo fora dos domínios da

Medicina, que neste momento, até em plena guerra elas figuram, sendo os

seus processos de análise regular e obrigatóriamente praticados no exame

dos candidatos a aviadores, êsses heróicos soldados, que nesta guerra,

formidável pela sciência e pela barbaría, tanto influem na estratégia.

Na nossa legislação militar, a propósito da inspecção médica dos

candidatos a aviadores, já se fala do exame das reacções psico-motrizes.

Mas mais ainda. A _psico-fisiologia_, de que em suas proveitosas lições

muitas vezes vos fala o Sr. professor Dr. Alberto Pimentel, logrou até

encontrar aplicação em pleno campo da refrega, onde por exemplo, M.

Lahy, chefe dos trabalhos práticos de psicologia experimental na Escola

de Altos Estudos de Paris, e actualmente mobilizado como oficial, teve

ocasião de com notável utilidade aplicar os seus métodos de estudo a

gloriosos soldados da Argonne, durante a tremenda campanha de Verdun.

E, minhas senhoras e meus senhores, se a psico-fisiologia presta já

tantos serviços na escolha dos candidatos a operários e em soldados,

porque não há-de ela ter tambêm o seu lugar no exame dos candidatos à

profissão de professor?! Pensai nisto, que é nesta arte que andais a

aprender: a arte de educar, que é mais necessário rigorosamente escolher

os mesteirais, porque são êles que lidam com a mais preciosa e delicada

das nossas matérias primas: a criança, e se ocupam da mais importante de

tôdas as indústrias: a indústria da formação de cidadãos úteis,

prestimosos na sua profissão, excelentes nas suas virtudes físicas e

morais, e no seu amor à Pátria!

Meus Alunos:

A visão das côres e a aptidão a discriminá-las não se revela logo após a

nascença, nos primeiros dias. Factos que a sciência regista levam a

supor que essa faculdade visual se manifesta _claramente_ e

_indiscutívelmente_ só ao fim de alguns meses. Ao poder de discriminação

das côres, segue-se o de nomeá-las. É interessante fazer notar o facto

de que a criança aprende mais fácilmente os nomes das cousas do que os

das côres. Citam-se casos em que crianças de dois anos e mais,

conhecendo perfeitamente os nomes de certos frutos bem característicos,

pela sua fórma e pela sua côr, uvas, morangos e laranjas, não sabem no

entanto apropriadamente aplicar-lhes os nomes das côres que ostentam.

Trace, professor da Universidade de Toronto, que examinou vários

vocabulários infantis, da língua inglesa, chama a atenção para o facto

de ter encontrado apenas perto de trinta nomes de côres num vocabulário

de mil e cem palavras. E várias vezes, diz êle, não encontrou, em

vocabulários de crianças de dois anos, um só nome de côr, não obstante

essas crianças possuirem já de trezentos a quinhentos vocábulos.

Um outro facto a pôr em destaque é o de que a criança pode discriminar

as côres, possuir vocábulos para as nomear, mas não associar

correctamente a côr ao seu nome. Parece que é esta a principal

dificuldade que a criança tem no reconhecimento das côres.

Creio que foi o professor Monroe, professor de Psicologia em Westfield,

quem realizou o maior número de experiências sôbre o sentido cromático

de crianças, de três a sete anos de idade. São curiosas as conclusões a

que chegou. As meninas distinguem, em geral, mais fácilmente, as côres,

e reteem mais fácilmente tambêm os nomes destas. Esta superioridade no

sentido cromático é mais acentuada dos cinco aos sete anos do que antes,

e está de acôrdo com a superioridade do sentido cromático que as

estatísticas dos defeitos de visão das côres levam a atribuir à mulher,

onde êles são menos freqùentes. E como essa superioridade se revela

mesmo nas idades em que as crianças dos diversos sexos têm as mesmas

ocupações, pode-se atribui-la a uma diferença sexual inata, em que

talvez se possa tambêm, como alguns fazem, encontrar a causa do

coquetismo, da garridice das côres dos trajos da mulher.

As experiências sôbre a visão das cores nas crianças, são muito

delicadas, por serem difíceis e muito sujeitas a erros. Para se fazerem,

ou se lhes mostram côres e se lhes perguntam os nomes, determinando a

percentagem dos erros cometidos, ou se nomeiam côres e se pede à criança

que as vá indicando ou escolhendo numa colecção de objectos, iguais ou

diferentes, diversamente coloridos, ou se lhes mostra uma côr e se pede

para dentre muitas diferentes escolher uma igual, ou, e êste é o

processo de escolha na criancinha de tenra idade, se observa a sua

expressão fisionómica e a sua mímica, vendo se ella sorri ou chora, ou

se assusta, ou se aproxima, ou se afasta ou, mais precisamente, medindo,

contando como faz Baldwin, que considera como a melhor maneira de julgar

do valor dos estímulos sensoriais na criança, o estudo das reacções

motrizes que êles provocam, e principalmente os movimentos da mão,

contando, como eu dizia, o número de movimentos de aproximação ou

atracção, e o dos de recúo ou repulsa, que as diferentes côres provocam,

quando mostradas a distâncias diferentes.

Para terminar esta parte da minha lição, dar-lhes hei conta ainda de

dois factos mais, que interessam muito ao estudo da visão das côres na

criança.

Lehman notou que as côres que a criança reconhece mais fácilmente são

aquelas cujos nomes melhor sabe, e notou mais ainda que os tons que não

têm nomes especiais não são por elas reconhecidos.

Outro facto tambêm de que vale a pena tomar conhecimento e fixar é de

que experiências de diversos levam a considerar como côres de maior

predilecção na criança, o vermelho e o azul.

Assim como há diferenças individuais na sensibilidade à luz, que

permitem discriminar diferentes graus de intensidade luminosa, assim

como há diferenças individuais na sensibilidade visual que permitem

discriminar, pela fórma, os objectos a distância, assim há diferenças

individuais na sensibilidade visual que permitem discriminar as côres e

perceber as variações de tonalidade de cada uma delas. E do mesmo modo

que há cégos que sentem a luz mas não vêem os objectos, há cégos que

vêem os objectos mas não lhes vêem as côres. Há de facto indivíduos,

raros é verdade, que vêem os quadros mesmo os mais ricos em colorido, os

mais variegados, como se fôssem pintados em cinzento, de vários tons.

Há tambêm indivíduos, e estes na percentagem aproximada de 3 a 4% no

homem e 1 a 2% na mulher, que discriminando algumas côres como o azul e

o amarelo, não distinguem o verde do vermelho e vice-versa.

Para alguns dêstes indivíduos, como dizia Arago, as cerejas nunca estão

maduras. E neles compreende-se que possa suceder, como diz M.^{elle}

Yoteyko, que não vejam os morangos, num morangueiro carregado dêles, ou

não descubram um lápis de lacre, em cima de um relvado. É a êste grupo

de cegos cromáticos ou indivíduos daltónicos, que pertencia aquele de

que Fuchs por exemplo fala no seu _Manual de Oftalmologia_, que queria

remendar um fato preto com um pedaço de pano encarnado, julgando que

êste era preto!

A cegueira total para as côres ou _acromatopsia total_, a cegueira

parcial para as côres ou _acromatopsia parcial_, a cegueira especial

para o vermelho, ou _aneritropsia_, e outros defeitos cromáticos de

menor vulto ou _discromatopsias_, denominam-se muitas vezes, em globo,

_daltonismo_, termo que mais própriamente se deve empregar nos casos de

_aneritropsia_, ou cegueira para o vermelho.

A palavra _daltonismo_ deriva de Dalton, nome do célebre físico inglês,

que vendo que confundia as côres das flôres, examinou o espectro solar e

constatou que a parte do espectro que se chama vermelha, lhe parecia

apenas quási uma sombra, quási um feixe sem luz (vid. sôbre êste assunto

da visão das côres um livrinho excelente que muito vos recomendo: o

livrinho de M.^{elle} Dr.^a Yoteyko, _Aide-mémoire de psychologie

expérimentale et de pédologie_, vol. 1, _Les sensations_, pág. 309).

Há indivíduos que confundem os nomes das côres e que no entanto não

sofrem de discromatopsia, pois discriminam bem as côres e os seus tons;

são apenas ignorantes. Assim, por exemplo, sucedia a um doente do

Hospital de S. José, examinado pelo meu prezado amigo e distinto

oftalmologista Dr. Costa Santos, hoje director daquele Hospital, que lhe

falava de um «azulinho côr de alface», não obstante distinguir bem os

tons azuis e verdes.

Em contraposição há _daltónicos_ que com tôda a propriedade chamam

vermelhas as cerejas e verdes as fôlhas, mas que não distinguem o

vermelho do verde; empregam os qualificativos verde e vermelho, por os

ouvirem empregar aos outros. Há mesmo mais: há _daltónicos_, que

distinguem um objecto verde de outro igual, mas em vermelho, não

própriamente porque a _qualidade_ da côr os impressione, mas sim pela

_quantidade_ da côr, pelo seu pêso, pela quantidade de pigmento que

contêem. Se êsses objectos fôssem um vermelho e outro verde, mas de tons

da mesma quantidade, igualmente leves ou igualmente carregados, então

não os distinguiriam, confundi-los-iam, achá-los-iam perfeitamente

iguais.

Está-me lembrando neste momento um dos nossos mais notáveis

oftalmologistas e até por sinal grande apreciador de quadros, que me

confessou e por fórma bem sincera e brilhante, que sentia mais ou menos

o vermelho, mas quási não via o verde; para êle o verde e o vermelho são

tão distintos como o azul e o amarelo. E na mesma ocasião em que isto

ouvia, um colega que assistia à conversa, informou-me de que um dos

nossos melhores paisagistas não distingue fácilmente os tons de certos

objectos que vê e está pintando. Sofre da dúvida das côres.

As discromatopsias ou defeitos da visão cromática, passam por vezes

desapercebidas aos indivíduos que deles sofrem. Assim como há _míopes

inconscientes_, de que o ano passado por exemplo falei na minha lição de

abertura sôbre a _agudeza visual e auditiva, sob o ponto de vista

pedagógico_, há _daltónicos inconscientes_. E um dos mais notáveis

exemplos que dêles se pode apresentar é o que Fuchs menciona no seu

_Manual_: um médico de uma companhia de caminhos de ferro, médico

encarregado de examinar o sentido cromático dos candidatos a empregados

da companhia, que o procurou para lhe pedir algumas instruções sôbre os

métodos dêsse exame, e que Fuchs no decurso da conversa e em vista dos

erros que notou que êle cometia no exame das provas, verificou ser um

daltónico, e nem mais nem menos do que cego para o vermelho!

A cegueira ou a simples diminuìção da agudeza cromática pode ser

congénita ou adquirida. Há lesões oculares que a determinam e

discromatopsias há que são atribuíveis a intoxicações, pelo álcool ou

pelo tabaco.

Van Biervliet atribui certas discromatopsias congénitas a uma acção

resultante de hereditariedade por falta de treino do sentido cromático

nos ascendentes.

Interpretando, como em regra se interpreta, a diferença séxual notável

que existe entre a percentagem das discromatopsias no homem e na mulher,

com vantagem para esta, ao maior uso que esta faz do seu sentido

cromático, notávelmente aplicado em certos trabalhos como os trabalhos

de bordadora e de modista, profissões muito espalhadas entre os

indivíduos do sexo feminino, generaliza e diz que os visuais, cujos pais

eram pintores, iluminadores, mosaístas, etc., nascem, graças ao treino

realizado pelos seus ascendentes, com uma retina e centros visuais mais

sensíveis às côres. É uma opinião, de resto discutível.

Tendo examinado todos os candidatos à matrícula no 1.^o ano desta Escola

Normal, pela fórma que adiante descreverei, àparte uma ou outra

hesitação, discromatopsias própriamente ditas só em dois candidatos,

senhoras, encontrei, verificando uma confusão notável de tons do

amarelo, com que experimentámos, amarelo canário claro, e amarelo gema

de ôvo.

A visão das côres tem sido particularmente estudada nos escolares

anormais. Zihen cita casos de atardados de doze a quinze anos, com

suficientes conhecimentos escolares, podendo sustentar uma conversa

sôbre assunto simples, mas incapazes de reconhecer as côres. Ley, cujo

trabalho sôbre o _atraso mental_, em escolares é o mais bem documentado

que conheço, e que observou 110 crianças da escola especial para

atardados, de Antuérpia, que tive o prazer de com o maior proveito e na

companhia do seu director o Sr. professor Yack, tive o prazer, dizia, de

visitar, por sinal um mês antes de rebentar a guerra, Ley encontrou 23

crianças com graves defeitos da visão das côres, e 45 reagindo

normalmente, correctamente, seriando de cinco a seis tons de oito côres

diferentes. Pode haver, portanto, em face de tudo o que dissemos,

crianças inteligentes com fraca visão das côres ou mesmo cegueira, e

inferiores mentais com boa visão cromática.

Vale a pena citar tambêm, nesta altura, o facto mencionado por vários e

verificado por M.^{lle} Descoeudres, de Genebra, de que as côres mais

vulgarmente confundidas pelos anormais são o azul e o violeta. M.^{lle}

Descoeudres cita tambêm no seu _Manual_ para a educação de anormais,

como notável, o caso de um rapaz epiléptico, que desde os oito aos treze

anos, apesar de tempos a tempos se lhe mostrar uma série de fichas ou

tentos, de côr azul ferrete com uma ficha de côr violeta, de permeio,

pedindo-se-lhe que indicasse aquela ficha que não era como as outras,

êle não a encontrava, não obstante compreender bem a pergunta. Êste

rapaz confundia tambêm o verde-malva com o azul claro.

Há na visão das côres um elemento que importa muito considerar: é a

atenção. A falta de atenção explica muitas vezes erros da visão das

côres, que à primeira vista se poderiam ter como sinais de daltonismo.

Ao lado do daltonismo verdadeiro, há um falso daltonismo, uma cegueira

de distracção, que não própriamente cegueira ou incapacidade de visão

das côres.

Numa série de rapazes da Casa Pia, principalmente entre aqueles

atardados, que com onze, doze e treze anos de idade, ainda freqùentam a

primeira classe de instrução primária, tendo dois a três anos de casa,

observei eu que alguns, quási todos, cometiam erros graves na visão das

côres, mas erros que variavam com a natureza do _test_ e com a hora do

exame. O aluno 4.337 que de manhã, antes de começar as aulas, apenas

confundia o verde claro com o azul claro, e alguns tons de verde, entre

si, à tarde, logo em seguida à quarta hora da aula, confundia alguns

_tons verdes com tons vermelhos_, como se se tivesse tornado daltónico

de manhã para a tarde. Era a fadiga que lhe diminuia a atenção, e o

levava a cometer erros dêstes. O aluno 305, êsse ainda mais claramente

mostrava que os erros que cometia na visão das côres resultavam de falta

de atenção, pois que quási não cometendo erros no exame discriminativo

de vários tons do vermelho, verde, azul e amarelo, na mesma sessão

cometeu erros tais que confundia roxo com vermelho, alaranjado com

amarelo claro e azul com verde, simplesmente porque tinha de atender de

cada vez a duas côres, que se mostravam ao mesmo tempo. Olhava só para

uma, a que cobria uma maior extensão, e que êle distinguia

perfeitamente, não se importando no entanto com a outra, para que aliás

se lhe chamava tambêm a atenção. Bem diz M.^{lle} Descoeudres a

propósito da visão das côres nos anormais: «é preciso sempre entrar em

linha de conta com o factor atenção, por causa da qual se torna difícil

o pronunciarmo-nos sôbre as noções de côr nos anormais.»

Não basta para explicar as anomalias da visão das côres invocar por

exemplo uma das duas teorias clássicas da visão cromática: a de

Yung-helmholtz ou a de Hering. Não basta explicar, como se faz na

primeira destas teorias, explicar, por exemplo, a cegueira para o

vermelho, pela ausência, na estrutura da retina, de uns elementos que

são mais particularmente sensíveis ao vermelho e nos dão esta sensação,

e dizer que, faltando êles, a luz vermelha impressiona os elementos

principalmente sensíveis à luz verde, e que nos dão a sensação do verde,

fazendo assim com que o vermelho nos impressione como se fôsse apenas um

tom daquela côr. Não basta explicar, como se faz na teoria de Hering, a

cegueira para o vermelho e para o verde, pela falta de uma substância

foto-química, alterável pela acção da luz vermelha e da luz verde, e que

conforme o sentido da alteração origina a sensação do verde ou do

vermelho. Não. É necessário lembrarmo-nos que a atenção é elemento muito

importante, a considerar tambêm na visão das côres, podendo só por si

dar origem à confusão delas, sem que haja própriamente incapacidade

orgânica para a visão.

Há uma concepção filosófica da visão, devida a Tscherning (vid. _Année

psichologique,_ 1914, pág. 43), que permite compreender bem a influência

que a atenção pode ter na visão. Tscherning compára a sensibilidade

visual à sensibilidade táctil e diz que se pode considerar os raios

luminosos, que dimanam do exterior para a retina, como uma espécie de

antenas invisíveis, presas ao fundo dos olhos e que com êles se movem,

antenas com que nós examinamos os objectos. São o que êle chama os

_fotóforos_. Se tivessemos um só fotóforo estariamos nas condições de um

cego, que se guia com a ponteira da bengala; como, porêm, temos vários

fotóforos, quando olhamos para os objectos, como que passeamos sôbre

êles esta espécie de retina aparente, como que os apalpamos,

examinando-os atentamente, tal como sucede quando julgamos do paladar de

uma substância, saboreando-a com atenção. É uma concepção interessante,

que me parece permitir muito bem fazer uma idea da influência que a

atenção pode e deve ter na apreciação das qualidades dos corpos pela

vista, e entre elas a côr.

O exame da visão das côres na escola pode permitir explicar insucessos

que se dão no ensino por meio dos mapas e das estampas nas lições de

cousas, e nos lavores, mas, àparte êste préstimo, tem tambêm o de por

vezes servir para orientar o aluno na escolha da profissão. O professor

deve sempre preocupar-se com o futuro do aluno. Ao daltónico são vedadas

certas profissões, principalmente nas carreiras marítima e militar e na

de maquinista, onde se é obrigado a guiar-se, como sucede nos caminhos

de ferro e nas embarcações, interpretando sinais de côres diferentes.

Esta questão tem tanta importância que num excelente manual inglês de

higiene escolar se consagram, no capítulo que trata dos olhos e da

vista, bastantes linhas à questão do exame da visão das côres nos que

deixam a escola, por terem terminado o seu ensino (_the leavers_).

São muitos os processos adoptados no exame da visão das côres, e pode-se

dizer que não são de mais, visto que muitas vezes é necessário sujeitar

o indivíduo a vários exames, para descobrir-lhes os defeitos ou melhor

para verificar o defeito. Aquele que pretende ingressar em carreira em

que se liga grande importância à visão das côres, serve-se de vários

meios ardilosos, tendentes a vencer a barreira que se lhe põe do exame

rigoroso a que são sujeitos; chegam a estudar os _tests_, a

habilitarem-se para o exame médico. Aprendem a ser observados, e a

enganar. E compreende-se que possam chegar a fazê-lo, visto que, como já

tive ocasião de dizer nesta lição, o daltónico pode distinguir as côres,

sem as vêr, atendendo únicamente à quantidade e não à qualidade da côr,

e pode apropriadamente aplicar-lhes os nomes. Na criança é preciso

contar sobretudo com os erros que comete por ignorância e falta de

atenção. Uns e outros podem levar a considerar como daltónico, quem o

não seja. Não é bom o processo de perguntar os nomes das côres à

criança, para julgar da sua visão. O melhor é mostrar, sem nomear, um

tom de uma certa côr e mandar escolher entre muitas uma côr e tom igual.

Os processos mais comummente empregados são os das lãs de Holmgren, os

dos quadros pseudo-isocromáticos, como os de Stilling, e os das luzes de

lanterna, como o de Edridge Green, por exemplo.

Com as lãs, escolhe-se no meio de muitas meadas, de várias côres e tons,

uma de certa côr e tom, e manda-se procurar uma meada que lhe seja

perfeitamente igual. Pode-se tambêm escolher, por exemplo, meadas de

três côres diferentes, mostrá-las, misturá-las depois com as outras, e

mandá-las procurar, ou ainda mandar separar as meadas por côres, e

seriá-las para cada côr, segundo os tons. Nos quadros

pseudo-isocromáticos há letras ou outros sinais de côres diferentes

sôbre fundos coloridos por tal fórma que um daltónico não os possa

distinguir.

Com a lanterna mostra-se, a distâncias diferentes, luzes cuja côr e tom

se faz variar por meio de vidros apropriados. Etc.

A agudeza da sensibilidade cromática mede-se por fórma semelhante àquela

por que se mede a agudeza visual própriamente dita. Empregam-se, para

isso, quadros especiais, com sinais de diferentes côres, e de

determinado tamanho, e escolhidos por maneira a que se saiba de antemão

as distâncias a que são ordináriamente vistos por normais. No exame da

agudeza cromática vê-se a que distância são vistos pelo examinando e

compára-se esta com aquela a que normalmente elas se vêem.

No exame dos escolares da classe especial de Antuérpia, a que no decurso

desta lição já tive ocasião de me referir, Ley empregou uma colecção de

meadas de lã, de oito côres diferentes e cinco a seis tons por cada côr.

Examinou _isoladamente_ cada um dos escolares (e esta precaução é

importante porque evita os erros por imitação), e para examiná-los

apresentava-lhes uma meada de lã verde-pálido, e _sem lhes nomear a

côr_, mandava-lhes escolher, entre as meadas, todas as que fossem da

mesma côr, tanto as de tom mais leve, como as de tom mais carregado.

Esta prova era seguida de uma outra semelhante em que em vez de uma

meada verde-pálido, se lhe dava uma côr de rosa, muito clara.

No exame sumário que pratiquei em alunos desta Escola, empreguei, em vez

de meadas, carrinhos de retrós, de quatro côres: vermelho, verde, azul e

amarelo, e para cada uma destas côres escolhi dois tons, um muito

carregado e outro muito leve. De cada tom havia dois carrinhos, e os

tons das diferentes côres foram escolhidos por fórma que a quantidade da

côr fôsse a mesma para os tons correspondentes, carregados ou leves, de

cada uma delas.

O _test_ consistia em agrupar dois a dois os carrinhos do mesmo tom e

côr. Não foi só a falta de material, mas tambêm o desejo de lhes indicar

um processo muito simples e económico, que me levou a improvisar êste

processo, em que as côres se sujam menos e se pode fácilmente renovar.

Fora de uso, é preciso conservar as côres ao abrigo da luz.

Nas experiências que fiz na Casa Pia utilizei um dos _jogos educativos_

do Dr. Decroly e de M.^{lle} Mochamp. Êste jôgo é formado por quatro

cartões, como os cartões do lôto, cada um dêles tendo pintado sôbre

papel, que lhe está colado, uma série de figuras todas do mesmo tamanho,

representando bandeiras de côres e tons diferentes, cada uma delas de

seu tom e côr. As bandeiras são quatro por cartão, tôdas da mesma côr,

no mesmo cartão, e em cada um dêstes dispostas pela ordem de quantidade

de côr, sendo a primeira a mais carregada e a última a mais leve. Num

dos cartões as bandeiras são de côr azul, noutro de côr verde, noutro de

côr vermelha e noutro de côr amarela. Alêm dêstes cartões há uma série

de cartões pequenos, cada um com sua bandeira, de sua côr e tom, a que

corresponde uma igual nos cartões grandes. Utilizei êste jôgo, dando a

cada aluno, e de cada vez, um cartão grande, sôbre o qual deviam colocar

os cartões pequenos correspondentes. Após o exame de cada cartão grande,

misturavam-se os cartões pequenos, os cartões já aplicados e os que

restava aplicar. É um verdadeiro lôto.

Numerando nas costas os cartões pequenos, pode exprimir-se o êrro, por

confusão, indicando-o por meio de uma expressão semelhante a um

quebrado, em cujo numerador se escreva abreviadamente a côr e indique o

número do tom do cartão grande, e em cujo denominador se escreva

abreviadamente tambêm a côr e se indique o número do tom do cartão

pequeno, que erradamente sôbre o primeiro se colocou.

Algumas lições de psicologia e pedologia · 第 3 / 8 段