Nesta conformidade, escrever-se hão com letras singelas as seguintes

palavras, e outras que é hábito escrever com letras dobradas: _abade_,

_acusar_, _adição_, _afecto_, _sugerir_, _agravo_, _êle_, _ela_,

_aludir_, _chama_, _pano_, _anexo_, _aparecer_, _atribuir_, _meter_,

_atitude_, etc. As letras _r_ e _s_ dobram-se, se a pronúncia o exije,

quando a qualquer vocábulo se antepõe prefixo terminado em vogal; ex.:

_pressentir_, _prorrogar_, _ressuscitar_: cf. _arrasar_, de _raso_,

_assegurar_, de _seguro_.

VIII. São suprimidas as consoantes mudas, quando não influam no valor

das vogais que as precedem; ex.: _autor_, _restrito_, _produto_,

_produção_, _pronto_, _presunção_, _satisfação_, _praticar_, _tratar_,

_retratar_, _sinal_, _Madalena_, _aumento_, _Inácio_, _Inês_, _assunto_,

_assinar_, _sono_, _dano_, _condenar_, etc.

IX. São conservadas as consoantes, usualmente mudas, quando

facultativamente se profiram, ou quando influam no valor da vogal que as

precede; ex.: _contracção_, _reacção_, _direcção_, _excepção_,

_adoptar_, _adopção_, _espectáculo_, _carácter_, _rectidão_.

Neste caso os vocábulos aparentados, em que essas vogais pertençam à

sílaba predominante do vocábulo, conservarão, por analogia, a consoante

muda; ex.; _contracto_, _directo_, _excepto_, _adopto_, _caracterizar_,

_recto_, _acto_, em razão de _activo_, _acção_, etc.

X. O emprêgo acertado das letras _ce_, _ci_, alternando com _(s)se_,

_(s)si_, ou no interior do vocábulo o de _ç_, alternando com _ss_,

depende da origem dêsses vocábulos e do valor que as ditas letras

indicavam, quando a pronunciação delas diferia, como ainda hoje difere

dialectalmente em várias regiões do norte de Portugal. A consulta ao

VOCABULÁRIO é indispensável para decidir da escolha. Como regra geral,

_ce_, _ci_, _-ç-_ correspondem a _ce_, _ci_, _ti_ latinos, a _ce_, _ci_,

_za_, _zo_, _zu_ do castelhano actual, a _ss_ arábicos, ou pertencem a

vocábulos de origem americana indígena, transcritos pelos autores

peninsulares.

Fica banido o _ç_ inicial, que será substituído por _s_ nos poucos

vocábulos em que etimológicamente figuraria; ex.: _sapato_, _sarça_, e

não _çapato_, _çarça_, como antes se escrevia, e ainda uma ou outra vez

se escreve.

XI. É conservado o grupo inicial _sc_, das seguintes palavras e seus

derivados e afins, em que o _s_ é mudo: _scena_, _sciência_, _scetro_,

_scéptico_, _scisma_, _scisão_, _sciático_, _scintilar_, _scelerado_, e

algum outro menos usual.

XII. O emprêgo de _ch_ ou de _x_, os quais histórica e ainda

dialectalmente não eram nem são idênticos no valor fonético, regula-se

pela sua origem, e a consulta ao VOCABULÁRIO torna-se necessária. Deve

ter-se em atenção que _ch_ corresponde a _cl_, _fl_, _pl_, _t'l_

latinos, e a _ch_ francês nas palavras desta origem; _x_ corresponde a

_x_ e a _s_ latinos. Nos vocábulos de origem arábica o emprêgo de _x_, e

não de _ch_, é de rigor; assim, _xeque_, e não _che(i)k_.

XIII. A escrita dos ditongos orais é a seguinte: _ai_, _éi_, _ei_, _ói_,

_oi_, _ui_, _au_, _éu_, _eu_, _iu_, _ou_, como em _ensaio_, _ensaiar_,

_batéis_, _bateis_ (de _bater_), _sóis_ (de _sol_), _sois_ (verbo),

_fui_, _pau_, _céu_, _seu_, _viu_, _grou_, e portanto _pai(s)_,

_amai(s)_, _gerais_, _réis_, _rei(s)_, _faróis_, _róis_ (nome plural e

verbo), _azuis_, etc. Ficam abolidas as escritas _ae_, _oe_, _ue_, _ao_,

_eo_, para estes ditongos, quer em nomes, quer em formas verbais.

XIV. A escrita dos ditongos nasais é: _ãe_, _em_ (_ens_), _õe_, _ão_,

como em _mãe(s)_, _bem_, _bens_, _põe(s)_, _botões_, _cães_, _mão(s)_,

_órfão(s)_, _cidadão(s)_.

Escrever-se hão com _am_ final, em vez de _ão_, as formas verbais em que

essa terminação seja átona, como _louvam_, _louvaram_ (presente e

pretérito), diferente de _louvarão_ (futuro).

Os vocábulos terminados no ditongo _em_ (equivalente a _[~e]i_)

receberão o acento circunflexo quando forem polissílabos com a última

sílaba predominante. Dêste modo _porem_, do verbo _pôr_, diferençar-se

há de _porêm_, conjunção; _contêm_, do verbo _conter_, de _contem_, do

verbo _contar_; assim igualmente, _armazêm_, _vintêm_, _vintêns_,

_alguêm_, mas _viagem_, _origem_. (=_viágem_, _orígem_).

Os monossílabos com esta terminação dispensam a acentuação gráfica, por

ser ociosa, e para que fiquem em harmonia com outros monossílabos

terminados em vogal, nasal; ex.: _bem_, _bens_, _tem_, _tens_;

comparem-se _fim_, _som_, _um_; _fins_, _sons_, _uns_.

O ditongo _[~u]i_ de _muito_, _mui_ dispensa igualmente o til na escrita

usual.

XV. A grafia das vogais nasais finais será a seguinte, já consagrada:

_ã(s)_, _im_, _ins_, _om_, _ons_, _um_, _uns_, como em _lã(s)_,

_irmã(s)_, _órfã(s)_, _fim_, _fins_, _marfim_, _marfins_, _som_, _sons_,

_jejum_, _jejuns_.

No interior dos vocábulos é a nasalidade da vogal expressa por _m_ antes

de _b_, _p_, _m_, e por _n_ em qualquer outra situação, o que é já uso

estabelecido, mas ao qual convêm não se fazerem excepções; assim

escreveremos _circunstância_, _circunscrever_, _conquanto_, com _n_, e

não com _m_.

XVI. É conservado ao _e_ inicial átono o valor que tem de _i_ em muitos

vocábulos, como _erguer_, _herdeiro_, _evitar_, _elogio_; sendo porêm

substituído por _i_ nas palavras _igual_, _idade_, _igreja_ e seus

derivados, ortografia anterior que se lhes restabelece. É

semelhantemente conservado o _e_ com o valor de _i_ átono antes de

vogal, quando a analogia ou a etimologia o recomendem; ex.: _fealdade_,

_desfear_, de _feio_ (cf. _desfiar_, de _fio_), _ideal_, _meada_,

_reagente_, etc. Restabelece-se porêm a verdadeira ortografia de _pior_,

_lial_, _rial_ (antes _peior_, _leial_, _reial_), em que um _ei_

anterior se condensou em _i_, como aconteceu com _igreja_ (forma antiga

_eigreja_) e como ainda hoje acontece com o prefixo _eis-_ (_ex-_), que

é usualmente pronunciado _is_. O último exemplo citado, _rial_, de

_rei_, fica assim diferençado de _real_, procedente do latim r_e_s.

O verbo _criar_ será semelhantemente escrito com _i_, pois a sua

conjugação é _crio_, _crias_, e não _creio_, _creias_, e portanto

escreveremos tambêm _criador_, _criatura_, _criança_, qualquer que seja

a acepção em que se tomem tais palavras. O verbo _recrear_, todavia,

escrever-se há com _e_, porque a sua conjugação é com _ei_, _recreio_,

_recreias_; devendo ter-se em atenção que o _i_ intercalar, para evitar

o hiato _recreo_, só tem cabimento quando o _e_ do radical é

predominante, e conseguintemente escreveremos _passear_, _cear_,

_desfear_, _passeio_, _ceio_, _desfeio_, e não _passeiar_, _ceiar_, etc.

Há considerável número de verbos, como _alumiar_, _gloriar_, _aviar_,

que se conjugam _alumio_, _glorio_, _avio_, sendo portanto a vogal final

do seu radical _i_ e não _e_. Todavia, por influência daqueles em que

essa vogal radical é, pelo contrário, _e_, que átono se profere _i_,

alguns verbos em _iar_ confundiram-se com êsses, e é já hoje

impraticável a correcção. Os principais dêstes verbos são os seguintes,

e convêm que não se traslade a outros a irregularidade que se manifesta

neles: _ansiar_, _anseio_; _negociar_, _negoceio_; _obsequiar_,

_obsequeio_; _premiar_, _premeio_; _odiar_, _odeio_; _remediar_,

_remedeio_. Em outros, menos triviais, é duvidoso o modo de os conjugar,

como _licenciar_, _presenciar_, _sentenciar_, que muitos preferem

conjugar _licencio_, _presencio_, _sentencio_, conquanto as formas

_licenceio_, _presenceio_, _sentenceio_ sejam muito mais usuais. É claro

que a irregularidade se não deve trasladar aos substantivos

correspondentes, e que portanto escreveremos _ánsia_ (e não _âncea_ ou

_ância_), _negócio_, _obséquio_, _ódio_, _prémio_, _remédio_, e assim

tambêm com i os derivados, _odioso_, _obsequioso_, etc.

XVII. Na pronúncia do sul de Portugal o _s_ antes de consoante surda, e

quando é final, profere-se como _x_ atenuado, e sendo a consoante

sonora, como _j_, igualmente atenuado. Se em tais condições está

precedido de _e_ surdo, êste _e_, por assimilação, palataliza-se e fica

sendo igual a _i_ na mesma situação, de modo que os dois vocábulos

_pescar_ e _piscar_ só artificialmente se distinguem; assim tambêm a

primeira sílaba de _esteira_ confunde-se com a primeira sílaba de

_história_, e tanto, que antigamente se escrevia _estórea_ (com _ea_,

para se evitar a leitura _estorja_, pois nenhuma diferença gráfica se

fazia entre _i_ e _j_). Para quem profira do mesmo modo _es_ e _is_,

átonos, é necessário recomendar que se regule pelas formas em que _e_ ou

_i_ sejam predominantes, a fim de acertar com a devida escrita. No

exemplo citado, _pescar_ procede de _pesca_, e portanto com _e_ se

escreverá; _piscar_, de _pisco_, ortografar-se há com _i_.

A confusão entre _es_ e _is_ mais freqùente, e que dá margem a inúmeros

erros de ortografia, ocorre com os prefixos _des-_ e _dis-_. É

usualíssimo ver-se escrito _destribuição_, por exemplo. Cumpre advertir

que o valor dêstes dois prefixos, assim confundidos na pronúncia

meridional, é diverso: _des-_, é privativo, _dis-_ indica «repartição,

divisão». Escreveremos pois _destinto_ com _e_, de _destingir_, de

_tingir_, _distinto_ com _i_ de _distinguir_, e assim tambêm

_dispersar_, _discrição_ (que se não deve confundir com _descrição_, de

_descrever_), _discórdia_, _discorrer_, etc.

XVIII. Sendo o _e_ átono, antes de consoante palatal, _ch_, _x_, _j_,

_lh_, _nh_, por assimilação igual a _i_ surdo, dá-se freqùentemente a

dúvida sobre a escrita com _e_ ou com _i_, em sílabas átonas. Convêm, do

mesmo modo, recorrer ás formas em que a vogal duvidosa seja

predominante; assim, _lenheiro_, de _lenha_, escrever-se há com _e_,

_linheiro_, de _linho_, com _i_.

XIX. Por outra parte, no centro de Portugal o _e_ fechado antes das

mencionadas consoantes palatais _ch_, _x_, _j_, _lh_, _nh_ profere-se

como _â_, e esta pronúncia vai-se difundindo cada vez mais no país:

_fecho_, _cereja_, _selha_, _senha_ são pronunciados _fâxo_, _cerâja_,

_sâlha_, _sânha_. Valendo o _a_ antes de consoante nasal, _m_, _n_, _nh_

por _â_ fechado, em geral, produz-se, pela concorrência destas duas leis

fonéticas, onde elas predominam, a confusão entre _senha_, «sinal», e

_sanha_, «ira», entre _lenho_, «madeiro», e _lanho_, «golpe».

Para não se deformar a língua pátria, torna-se essencial a devida

distinção gráfica, ainda quando se não observe na fala, e é fácil

acertar-se com a escrita, se se atender à pronúncia dessa vogal,

duvidosa quando tónica, em formas nas quais ela seja átona: _sanha_,

«ira», escreve-se com _a_, porque dizemos _assanhar_, e não _assenhar_,

ao passo que um verbo derivado de _senha_ (s_i_g_n_a, latino)

_desenhar_, se não profere _desanhar_; _lanho_, «golpe», tem um derivado

_alanhar_, que não é _alenhar_, e conseguintemente deve escrever-se com

_a_.

XX. Continua o emprêgo tradicional de _o_ átono valendo por _u_, quer

final, quer medial, quer inicial, ou êle seja analógico, como em

_formosura_, de _formoso_, de _forma_, _porteiro_, de _porta_, _correr_,

_côrro_, _corres_, ou etimológico como em _monumento_, latim

_monumentum_, _governar_, castelhano _gobernar_, latim popular

_g o b e r n a r e_, latim clássico g [)u] b e r n a r e. Na escrita

será indispensável atender-se á forma primitiva, portuguesa ou latina,

ou recorrer-se ao competente VOCABULÁRIO, pois os casos duvidosos, para

os indoutos, são aos milhares.

Antes de vogal como em _mágoa_, _nódoa_, a conjugação dos respectivos

verbos, _magoar_, _magôa_, _ennodoar_, _ennodôa_, como em _soar_, _sôa_,

indica a escrita correcta. Com verbos como _aguar_, cuja conjugação é

incerta, é preferível escrevê-los com _u_, e assim tambêm _água_,

_régua_, _légua_, visto que a razão da escrita com _o_ era

principalmente o evitar-se que _u_ fosse lido como _v_, quando nenhuma

distinção fixa e assente existia, para se determinar quando as duas

formas _u_, _v_ eram consoantes ou vogais. Feita a distinção, como há

mais de um século se faz, quer na escrita, quer na imprensa, deixaram de

ser necessários êsse e outros expedientes gráficos, como a adjunção de

_h_ a _u_ ou a _i_, para indicar serem vogais, e não consoantes, o que

motivou as grafias _hiate_, _huivar_, _hia_, para que _uivar_, _iate_,

_ia_ se não lessem _vivar_, _jate_, _já_. Alguns _hh_ e alguns _oo_ teem

essa origem a explicá-los.

XXI. No centro de Portugal o digrama _ou_, quando tónico, confunde-se na

pronunciação com _ô_, fechado. A diferença entre os dois símbolos, _ô_,

_ou_, é de rigor que se mantenha, não só porque, histórica e

tradicionalmente, êles sempre foram e continuam a ser diferençados na

escrita, mas tambêm porque a distinção de valor se observa em grande

parte do país, do Mondego para norte. Outra razão se deve apontar ainda,

e essa é que _ou_ átono ou conserva o valor que lhe é próprio, ou,

popularmente, se profere _ò_; ao passo que _ô_ vale por _u_ nas sílabas

átonas; assim, por exemplo, _roubar_, de _roubo_, não altera o valor do

_ou_ do radical, o que não acontece, por exemplo, com _rogar_, de

_rôgo_, em que _o_ vale por _u_, se não é predominante. Duas excepções,

pelo menos, existem modernamente: _apoquentar_, de _pouco_, e

_aposentar_, de _pouso_, que antes eram _apouquentar_, _apousentar_. A

redução deve ter tido origem no sul, em que _ou_ se confunde com _ô_.

Êste ditongo _ou_ alterna em quási todos os vocábulos com o ditongo

_oi_, ao qual muitos dão a preferência, exceptuando porêm certos

vocábulos como _outro_, _roubo_, etc. A alternância dá-se principalmente

antes de _r_, _s_, como em _ouro_, _cousa_; _oiro_, _coisa_.

Quem prefira _oi_ a _ou_ assim escreverá, pois qualquer das formas é

lícita na maioria dos vocábulos, como se disse. Nas formas verbais,

porêm, como a 3.^a pessoa do singular do pretérito _louvou_, não é

admitido o ditongo _oi_ por _ou_, nem tampouco em _coube_, _soube_,

_trouxe_, etc.

Advertir-se há que é errónea a forma _poude_ em vez de _pude_, 1.^a

pessoa, e _pôde_, 3.^a pessoa do presente do verbo _poder_, que tem

origem diferente (p o t u i, p o t u i t, latinos) da que vemos em

_coube_, _soube_ (lat. c a p u i (t), s a p u i (t)), comum à 1.^a e

3.^a pessoas do mesmo tempo verbal dos verbos _caber_ e _saber_. Um

qualquer indivíduo, originário das regiões em que _ou_ é diferente de

_ô_ no valor, não conjugará jamais assim erradamente o verbo _poder_,

nas duas formas citadas, nas quais não há o ditongo _ou_, como em

_coube_, _soube_, _trouxe_, mas sim _u_ e _ô_ fechado.

XXII. Acentuação gráfica.

Como é uso corrente, marcam-se com o devido acento, agudo ou

circunflexo, os vocábulos terminados em _a_, _e_, _o_ tónicos, seguidos,

ou não, de _s_, e por analogia os terminados em _em_, _ens_; ex.:

_alvará(s)_, _louvará(s)_, _maré(s)_, _mercê(s)_, _portaló(s)_,_

avô(s)_, e bem assim os monossílabos, como _pá(s)_, _sé(s)_, _sê(s)_,

_só(s)_; _vintêm_, _vintêns_, _contêm_, _contêns_; os monossílabos em

_em_, _ens_, dispensam a acentuação: _bem_, _bens_, _tem_, _tens_.

XXIII. O sinal denominado til (~) vale por acento tónico quando não haja

outro acento gráfico a designar a sílaba predominante do vocábulo; ex.:

_cidadão(s)_, _escrivão_, _escrivães_, _nação_, _nações_, _mão(s)_,

_mãe(s)_; mas, _ourégão(s)_, _rábão(s)_, _Estêvão_, _Cristóvão_, etc.

XXIV. As palavras terminadas em _i_, _u_, vogal nasal ou ditongo,

seguidos ou não de _s_, ou em outras consoantes, excepto na terminação

_em_, _ens_, entende-se terem como sílaba predominante a última, não se

acentuando portanto gráficamente senão as excepções a esta regra; ex.:

_javali(s)_, _peru(s)_, _maçã(s)_, _atum_, _atuns_, _marau(s)_,

_arrais_, _esqueceu_, _judeu(s)_, _painel_, _farei(s)_, _mulher_,

_vencer_, _timidez_, _feliz_, _arroz_, _alcaçuz_, _lioz_, _alcatruz_;

mas, _quási_, _Vénus_, _órfã(s)_, _álbum_, _amáveis_, _fácil_, _fáceis_,

_sável_, _sáveis_, _faríeis_, _alcáçar_, _carácter_ (plural

_caracteres_), _mártir_, _sóror_, _cônsul_.

XXV. Os nomes terminados em _em_, _ens_, e as formas verbais em _am_,

_em_, entende-se terem como sílaba predominante a penúltima, que se não

assinala com acento gráfico; ex. _louvam_, _louvaram_ (cf. _louvarão_,

futuro), _porem_, _contem_ (dos verbos _pôr_, _contar_), marcando-se o

acento gráfico quando a sílaba predominante seja a última; ex.: _porêm_,

_contêm_ (de _conter_), _armazêm_, _armazêns_, _Jerusalêm_, _Belêm_.

XXVI. Todos os vocábulos cuja sílaba predominante seja a antepenúltima

terão essa sílaba marcada com o competente acento escrito; ex.:

_sábado(s)_, _câmara(s)_, _cédula(s)_, _pêssego(s)_, _sêmola(s)_,

_concêntrico(s)_, _título(s)_, _íntimo(s)_, _pródigo(s)_, _cómodo(s)_,

_lôbrego(s)_, _lúgrube(s)_,_ único(s)_; _área(s)_, _ária(s)_,

_árduo(s)_, _mágoa(s)_, _contemporâneo(s)_, _Libânio_, _ânuo_,

_proscénio(s)_, _gémeo(s)_, _ingénuo(s)_, _sêmea(s)_, _virgíneo(s)_,

_insónia(s)_, _fúria(s)_, _facúndia(s)_, _ândito(s)_, _argênteo(s)_,

_fímbria(s)_, _vergôntea(s)_, _núncio(s)_, _demónio(s)_, _António_,

_Antónia_, _infortúnio_, _farmacêutico_, etc.

XXVII. O acento marcado nos esdrúxulos é diferencial com relação aos

vocábulos que, escritos com as mesmas letras, tenham por sílaba

predominante a penúltima, ou a última; ex.: _fábrica_, substantivo, e

_fabrica_, verbo; _réplica_, substantivo, e _replica_, verbo: _índico_,

adjectivo, e _indico_, verbo; _história_, substantivo, e _historia_

(_rí_), verbo; _telégrafo_, substantivo, e _telegrafo_ (_grá_), verbo,

etc.

XXVIII. Quando um qualquer vocábulo que tenha por sílaba predominante a

penúltima, e cuja vogal nessa sílaba seja _e_ ou _o_ abertos, fôr

homógrafo com outro em que êsse _e_ ou _o_ seja fechado, marcar-se hão

êstes com o acento circunflexo. Assim se diferençarão _rêgo_,

substantivo, e _rego_, verbo: _pêgo_, ave, e _pego_, abismo, ou forma do

verbo _pegar_; _rôgo_, substantivo, e _rogo_, verbo; _sôbre_,

preposição, e _sobre_, verbo; _mêdo_, susto, e _medo_, nome étnico;

_dêmos_, presente do subjuntivo, e _demos_, pretérito (do verbo _dar_).

XXIX. Diferençar-se hão pelo acento agudo os seguintes vocábulos:

_pára_, verbo, de _para_, preposição; _pélo_, _péla_, de _pêlo_

substantivo, e de _pelo_, _pela_ (_per lo_, _per la_, _per o_, _per a_);

_pólo_, substantivo, de _polo_ (forma antiquada, em vez de _pelo_); e

pelo circunflexo, _pêra_, de _pera_, forma antiga e popular da

proposição _para_; _quê_, de _que_ proclítico, átono; _cômo_, verbo, de

_como_, partícula. Pelo agudo se diferençará a forma do pretérito,

_louvámos_, da do presente, _louvamos_.

XXX. As formas verbais _dêem_, _lêem_, _vêem_, _crêem_ (de _dar_, _ler_,

_ver_, _crer_) receberão o acento circunflexo, ficando assim distintas

de outras como _te(e)m_, _ve(e)m_, de _ter_, _vir_.

XXXI. Quando a segunda de duas vogais consecutivas seja _i_ ou _u_, que

não forme ditongo com a vogal precedente, marcar-se há com o acento

agudo, se fôr tónica; ex.: _saí_, _saída_, _faísca_, _saúde_,

_balaústre_, _raízes_, _baú(s)_. Se fôr átona pode assinalar-se com o

acento grave; ex.: _saìmento_, _faìscar_, _saùdar_, _enraìzado_,

_abaùlado_. É licito dispensar-se o agudo se a consoante seguinte não

fôr _s_; ex.: _ainda_, _raiz_, _sair_, contanto que não inicie outra

sílaba. Podem, portanto, escrever-se _Coimbra_, _raiz_, _sair_, sem

acento, mas exigem-no _saída_, _saíra_, _saúde_, _raízes_, _ataúde_,

etc.

XXXII. Os ditongos _éi_, _ói_, _éu_, sempre finais tónicos, receberão o

acento agudo, que os diferença de _ei_, _oi_, _eu_, fechados; ex.:

_painéis_, _heróis_, _chapéus_; em _réis_, _batéis_, _papéis_, _sóis_

êsse acento distingue tais vocábulos dos seus homógrafos _reis_ (de

_rei_), _bateis_, _papeis_ (de _bater_, _papar_), _sois_ (do verbo

_ser_). Outros exemplos são _bóia_, _jóia_ (cf. _joio_, com _o_

fechado), _gibóia_, _herói(s)_, etc.

XXXIII. Hífen.

Os vocábulos compostos cujos elementos conservam a aua independência

fonética unem-se por hífen (-) e conservam igualmente a sua acentuação;

ex.: _água-pé_, _pára-raios_, _guarda-pó_. O hífen repetir-se há na

linha imediata, quando por êle se faça a separação silábica de linha

para linha; ex.: _pára-/-raios_. Quando um dos termos do vocábulo

composto não existe independente em português, na sua forma integral,

unem-se os dois elementos sem hífen; ex.: _clarabóia_, _fidalgo_. Outro

tanto se fará quando a noção do composto se haja perdido, como em

_solfa_, _dezoito_ (_dez-a-oito_).

XXXIV. O hífen será utilizado tambêm nos seguintes casos:

a) Unir os pronomes pessoais enclíticos aos respectivos verbos, de que

são complemento; ex.: _louvá-lo_, _devê-lo_, _puni-lo_, _dá-nos_,

_dou-vos_, _falo-lhes_, etc. A acentuação do verbo mantêm-se, como se

não se lhes unissem êsses complementos. São erros inadmissíveis, mas

muito freqùentes, _louval-o_, _devel-o_, _punil-o_, etc.

b) Os advérbios _mal_, _bem_, formando o primeiro elemento de um

composto, unem-se ao segundo elemento por hífen, quando sem êle a

soletração seria errada; ex.: _bem-aventurança_, _mal-logrado_, para que

se não leiam _be maventurança_, _ma logrado_. Este último, todavia, pode

ler-se tambêm _malogrado_, pois dizemos _malograr_, _malôgro_.

A palavra _aguardente_ formará o seu plural como _aguardentes_; se porém

se preferir separar os dois elementos, _água-ardente_, o plural será

_águas-ardentes_.

XXXV. Há vocábulos que, sendo derivados, seguem a analogia dos vocábulos

compostos, com os seus elementos unidos por hífen, em terem dois acentos

tónicos dos quais é predominante o segundo; são êles os aumentativos e

deminutivos formados com o infixo _z_, e os advérbios derivados com o

sufixo _-mente_. Se os adjectivos ou substantivos de que se formam

terminam em vogal com acento agudo, muda-se êste em acento grave, ex.:

_sòzinho_, _cafèzinho_, _màzona_, etc. Esta mudança tem por causa o

evitar-se que, escrevendo-se _mázona_, por exemplo, se entenda ser a

primeira a sílaba predominante. Nos advérbios, porêm, formados com o

referido sufixo _-mente_, que antes era um substantivo, a acentuação com

o agudo, ou o circunflexo mantêm-se, por não poder dar-se a confusão

apontada: _fácilmente_, _cortêsmente_, _sómente_.

XXXVI. Apóstrofo.

É quasi abolido êste sinal ortográfico, absolutamente inútil para a

leitura, e de introdução relativamente moderna. O seu emprêgo limitar-se

há a indicar, principalmente na poesia, a supressão de uma letra, que

usualmente se escreve na prosa, como em _esp'rança_, _mer'cer_,

_par'cer_, _c'roa_, _p'ra_, _'star_, etc. Pode, tambêm, usar-se no

interior das dições compostas, quando nelas se faça elisão do _e_ da

preposição _de_, como em _mãe-d'água_.

XXXVII. Os pronomes complementos enclíticos de verbos escrever-se hão

como nos exemplos seguintes: _tenho-o_, _tem-lo_, _tem-no_, _temo-lo_,

_tende-lo_; _louvá-los_, _devê-los_, _uni-los_; _louva-los_, _deve-los_,

_une-los_; _vê-mo_, _vê-to_, _vê-lho_, _vê-no-lo_, _dava-vo-lo_,

_vêem-se-lhe_, _comprámo-la_, sem se indicar por apóstrofo a supressão

de _e_ e de _s_, que é de regra; _tem-lo_, está por _tens-lo_, _vê-mo_,

por _vê-me-o_. O verbo conserva a acentuação marcada que lhe competiria

sem complementos, e assim é a sua pronunciação.

XXXVIII. Reúnem-se em uma só dição, sem apóstrofo ou hífen, os seguintes

pronomes, precedidos das preposições _a_, _de_, _em_, _por_; _ao(s)_,

_à(s)_, _do(s)_, _da(s)_, _àquele(s)_, _àquela(s)_, _dele(s)_,

_dela(s)_, _dêste(s)_, _desta(s)_; _daquele(s)_, _daquela(s)_,

_dêsse(s)_, _dessa(s)_; _naquele(s)_, _naquela(s)_, _neste(s)_,

_nesta(s)_, _nesse(s)_, _nessa(s)_; _disto_, _disso_, _daquilo_,

_nisto_, _nisso_, _naquilo_, _noutro_.

Outro tanto acontece com os artigos _o(s)_, _a(s)_, _um_, _uns_,

_uma(s)_, e os advérbios _aqui_, _aí_, _ali_, _acolá_, _alêm_, _onde_;

ex.: _do(s)_, _da(s)_, _pelo(s)_, _pela(s)_, _no(s)_, _na(s)_, _aonde_,

_donde_, _dali_, _daí_, _dali_, _dacolá_, _dalém_, etc.

Quando porêm esses pronomes rejam orações de infinito, a preposição

conservar-se há inteira e separada; ex.: _por causa de êles não

quererem_; _em razão de os não ter visto_.

Bases para a unificação da ortografia que deve ser adoptada nas escolas e publicações oficiais · 第 2 / 4 段