«Pela primeira vez ouso incommodal-o. Se Vossa Excellencia, porém,

adivinhasse a triste situação em que actualmente me encontro, por certo

me desculparia estas instantes linhas. Entretanto, impellida pelas

circumstancias, quero acreditar que Vossa Excellencia se não furtará a

vir procurar-me hoje mesmo.

«E n'esta esperança fecho esta carta, tendo a honra de ser

De vossa excellencia

serva respeitosa

S. C.

Lisbôa

Largo de Camões

A Viscondessa de B***

..............................

Virginia, tomando das mãos da Viscondessa este bilhete, competentemente

sellado com o carimbo da casa, sahiu na direcção acima indicada.

XXXVII

Uma victima

E Cecilia? que será feito d'ella?

Pela callada das trévas, á meia noite, ha sombras que vagueiam pelas

ruas como visões informes, famintas, esqueleticas. Á sahida dos theatros

abeiram-se de nós vultos esfarrapados, cheios de dôr e de vergonha, que

nos estendem a mão carcomida e triste. Cada um d'esses vultos

representa, no grande drama social, uma consciencia offendida ou uma

crença ludibriada. Não se descobrem nunca esses desgraçados, porque não

desejam ser reconhecidos. Se é mãe e tem filhos, pede em nome dos

filhos; se é pae e tem familia, pede em nome da familia; se é só e

miseravel, pede em nome da miseria.

Cecilia não estava precisamente n'este caso. Cedendo, ainda que

violentada, ás seducções do parocho, que por toda a parte a seguia com a

voracidade de um lobo,--a joven aldeã, para quem o ideal se não havia de

todo extinguido, veiu para a capital. Pobre mulher inexperiente,

coitada! que media o mundo pela craveira da sua innocencia...

Emfim, depois de muito indagar, de muito ouvir e muito procurar, soube

ella que o Sr. José Xavier era negociante e residia em Alcantara.

Sem delongas deu-se pressa a rapariga em chegar ao almejado paraiso.

Quando subia a escada, açodada e veloz, como uma gazella, um creado a

reteve.

--Que quer vm.^cê--perguntou-lhe o guarda portão.

--Desejo fallar ao Sr. Julio--retorquiu Cecilia.

--Não é aqui que elle mora; póde procurar n'outra parte.

--Ai! não, enganei-me; é ao Sr. José Xavier que eu pretendo...

E n'isto Julio descia a escada. Cecilia nem sequer o reconhecêra. De

passagem, perguntou Julio ao creado quem era aquella mulher.

--Uma desgraçada que pretende esmola--respondeu o interrogado.

--Pois bem: mande-lhe dar dez tostões.

E o amo sahiu, sem, ao menos, virar a cabeça.

O primeiro pensamento de Cecilia foi correr atraz de Julio. Mas não!

Ella estava vexada, profundamente vexada de si mesmo. Até quasi chegou a

duvidar que fosse aquelle o seu antigo amante.

--Não, decerto não é elle... reflexionava ella comsigo.

--Aqui tem--exclamava o creado, offerecendo-lhe dez tostões--aqui tem,

póde retirar-se.

Cecilia acceitou a esmola authomaticamente. Muda, sem proferir uma

palavra, olhou para o homem como uma alucinada. Só depois, cá fóra,

trémula e nervosa, reconheceu a degradação por que havia passado. Uma

dolorosa agitação lhe percorria os membros febris. Não podendo mais

conter-se, transbordando de raiva e de agonia, desmaiou sobre as pedras

da calçada.

Ó sociedade, ó mysterio dos mysterios, quanta victima tua, não terá

perecido assim, á fome, ao relento e ao frio?

Ó humanidade, ó triste e ignorado _Ashawerus_, como é espinhosa a tua

sorte e tremendo o teu fadario!

XXXVIII

Julio feito barão

--Póde vossa excellencia acreditar, senhora Viscondessa, que emquanto eu

viver nada faltará n'esta casa.

--Oh! Deus o abençoe, senhor barão...

--Agora--e antes de me retirar, permitta-me vossa excellencia, que sem

abusar da sua generosidade eu lhe narre em breves traços uma pequena e

eloquente historia ha pouco succedida entre nós: «Ha de haver já

bastantes annos que um homem ignorado (nada importa o nome) veiu

procurar trabalho em Lisboa. Fugido á lei que o perseguia e afastado da

mulher que amava--entrou n'um theatro. Entre as damas que pela sua

belleza mais realçavam destacava-se uma a quem esse desgraçado entregou

o coração e a vida. Mas, ai d'elle! A sorte perseguia-o horrivelmente.

Elle, coitado, era apenas um operario, um modesto operario, e ella uma

aristocrata, uma distinctissima aristocrata. Correram os dias. O

miseravel, vendo-se fortemente abalado na sua dolorosa existencia,

abandonou a fabrica, e fez-se escudeiro d'essa senhora. Nem um gesto

sequer elle perdera, emquanto lhe fôra dado viver n'aquella casa. Tudo

aproveitou o desventurado, curtindo a sós comsigo a immensa paixão que

tristemente o devorava. Um dia, porém, em que elle, porventura mais

agitado do que nunca, pretendêra subtrahir-se aos fidalgos olhares da

sua ama, uma fatal circumstancia o obrigou a deixar aquella casa.

--Então foi o sr. barão...

--Mais duas palavras, minha senhora, e eu termino: «Infamado e corrido

de vergonha entregou-se o desventurado moço ao trabalho com ardor.

Próspera lhe correra a fortuna. Amparado por dois velhos, hoje mortos,

que durante os primeiros annos lhe serviram de paes progrediu José

Xavier tornando-se honrado e bem quisto dos seus semelhantes. Depois...

oh! depois... Vossa excellencia sabe o resto...

--Sim! depois José Xavier foi feito barão, encontrando na Viscondessa de

B*** a sua mais pura e desinteressada amiga.

E Julio, curvando-se, beijou solemnemente a mão da Viscondessa.

XXXIX

Denuncias e suspeitas

Alfredo, sem recursos, recorreu ao ultimo expediente de um vadio bem

educado: tornou-se falsificador de notas.

Os proprios amigos d'outros tempos, ao saberem d'este facto,

denunciaram-n'o á policia.

Dahi em deante principiaram as indagações e as pesquisas. A lei não

afrouxára em seus esforços. E o certo é que uma manhã Alfredo acordou

n'um calabouço, quasi sem luz e abandonado aos vermes.

O processo correu perante o ministerio publico. Abundaram as provas.

Alfredo era realmente um criminoso. O jury, dando o seu _veredictum_,

houve por bem coudemnal-o a degredo perpetuo, para as costas de Africa.

Embalde lhe foi a appellação interposta pelo advogado para o Supremo

tribunal de justiça. Confirmada a pena o réu teve de partir.

No dia aprasado para a partida, Alfredo, inquieto, nervoso, tremulo,

agitado, pediu papel e tinta. Por uma graça especial fôra-lhe deferido o

requerimento.

Tomando a penna o degredado traçou no papel as seguintes linhas:

«Excellentissima senhora Viscondessa, e minha dedicada amiga.--Seria

vil, e muito vil, que eu, ao deixar esta cidade, me não lembrasse de

Vossa Excellencia. Cheio do contricção e de arrependimento permitta-me

pois, Vossa excellencia, que, por um pouco, ajoelhe ante a sua imagem

generosa.

«É um criminoso que lhe falla, minha Senhora. É um triste e miseravel

peccador que vem pedir-lhe perdão. Conceder-lh'o-ha Vossa excellencia?

Sim! Alfredo não existe já. Condemnou-o a sociedade em nome da lei.

Condemnaram-n'o os seus crimes.

«Dentro em pouco, vestida a estamenha do degredo, o meu nome não terá

razão alguma de ser. Vegetarei como um cadaver, que, privado do

espirito, se vai decompondo fibra a fibra.

«Os homens não me perdoaram. Foi-me negada a honra: tudo me foi negado.

E entretanto eu tinha de viver...

«Vossa excellencia de certo comprehende este terrivel problema do mundo.

Entre duas infamias preferi esta, justamente por ser a maior.

«E assim como os homens foram ingratos para commigo, assim tambem eu fui

ingrato para com Vossa excellencia.

«Perdão, perdão para mim, minha santa amiga, perdão para mim que não

pensava!

«Eu era apenas um triste alucinado, que á maneira de uma sombra, errava

vagamente pelo mundo, com o doloroso pesadello de uma longa enfermidade.

«E porque não morri eu, então, céus?

«Para que mais prolongar este acerbo calix de amargura?

«Não creio nos homens como não creio em Deus.

Deus!... Mas porque infinita maldição me sahe esta palavra dos labios?

«Ah! sim, está ali... bem o vejo... o infernal carcereiro...

«Mas como? Deus com aquella barba? Deus tão velho? Será possivel?

«Ai! senhora Viscondessa, que a febre escalda-me os labios resequidos.

Se ao menos, Deus me trouxesse agua...

«Adeus, minha boa e dedicada amiga; adeus para sempre.

«Nas suas noites de prazer não s'esqueça de libar por mim--por mim, pelo

miseravel condemnado da sociedade, sua irmã.

_Alfredo._»

..........................................................................

--Um pobre rapaz, coitado!--exclamou a Viscondessa, ao terminar a

leitura d'esta carta.

XL

Ao hospital

Do calabouço passaremos ao hospital. Tudo é enfermidade: com uma

differença apenas--e é que, n'uns adoece o espirito, ao passo que

n'outros adoece o corpo.

Ao percorrermos aquelles longos salões, onde só a doença tem o seu

throno e a morte o seu prestigio; ao pararmos junto d'aquelles leitos

empobrecidos, onde os gemidos da miseria se cazam tristemente com a

dolorosa suavidade da esperança; ao palparmos as chagas, as desventuras

e as mil angustias porque passa a humanidade n'este mundo; ao vermos

tudo isto, o espirito vacilla realmente, e o coração sente-se fatal e

impetuosamente abalado em tudo o que ha de mais santo, de mais nobre e

de mais digno á superficie da terra.

Adoecer na flor da edade, sem protecção, sem carinho, sem a meiguice de

uma irmã, de uma esposa, de uma filha--isso, só a pobreza o poderá

verdadeiramente avaliar.

Ha dores que se não exprimem, que se não definem, e que estão muito

acima das mundanas velleidades.

Como quer que seja, porém, Cecilia encontrou-se uma manhã no hospital de

S. José, doente, triste e perdida a esperança de melhores dias.

Uma phthisica fatal lhe devorava as entranhas, profundamente abaladas. A

tosse augmentava de minuto para minuto. As convulsões recrudesciam. Os

medicos desesperavam da cura. E os enfermeiros, os vis mercenarios do

corpo humano, abanavam as orelhas da cançados e aborrecidos.

Emfim soou a hora fatal. Após uma longa hemoptise, Cecilia abrio muito

os olhos, tornou-se verde--de um verde-negro e sombrio--fez um esforço

sobre si, regougou algumas palavras imperceptiveis, e cahiu para o lado.

Tinha expirado finalmente.

A aurora era então sem mancha; a cotovia annunciava um dia formoso. Tudo

vivia; a luz era o prologo do amor.

Arrastada para uma sala especial, unicamente destinada aos mortos, ficou

o seu cadaver em deposito, até que um esquife o levasse para o

cemiterio.

Sobre o corpo putrefacto d'aquella victima desventurada não houve sequer

quem derramasse uma lagrima.

É que o mundo, no seu estupido cynismo, pensa de ordinario mais em rir

do que em chorar!

XLI

Sorrisos e lagrimas

--Acredita-me, Mabilia: esta felicidade para nós é inalteravel. Deixa

que o mundo murmure no seu louco e estupido egoismo. Nada importa! A

openião das maiorias é, em quanto a mim, uma vil e dolorosa mentira.

Tendo-te a ti, que mais poderei eu ambicionar? Desafio os rios e os

mares para que venham arrebatar-me do coração a tua terna e doce imagem.

Que venham! E eu, impavido, arrostarei com elles, braço a braço, se

tanto fôr preciso.

--Oh! Julio, meu bom amigo, por Deus, não sejas mentiroso; não digas

aquillo que não sentes; se devéras me não amas, para que fallar em tal?

Olha que a experiencia, meu amigo, tem-me sido uma triste e dolorosa

desillusão n'esta vida...

--E és tu quem assim falla? Mas não vês, desgraçada, que essas palavras

me fazem escaldar o coração? Oh! por piedade, não me mates, Mabilia:

N'este comenos Virginia entrou na saleta. Interrompido o dialogo, o

nosso barão tomou, ao acaso, um jornal, que ligeiramente passou pela

vista.

Antes, porém, de o pousar, estacou em uma das locaes, e leu o seguinte:

«Falleceu hontem no hospital de S. José, victima de uma phthisica

pulmonar, uma pobre rapariga, por nome Cecilia da Silva. Parece que uns

amores mal correspondidos foram a causa de similhante infortunio. Por se

ignorar o nome do pae, que se suppõe viver na aldeia, foi o seu cadaver

sepultado no cemiterio dos Prazeres, com uma simples inscripção, gravada

n'uma pequena cruz de madeira.»

--Se me não engano já vi algures esta mulher!--regougou o barão,

repoltreando-se na cadeira, e lançando do seu excellente charuto

_havano_ uma longa e deliciosa bafurada de fumo.

XLII

Tableau

Agora o quadro.

Atravez os quatro personagens, distingue-se um mundo de miserias.

O barão dá o braço á Viscondessa; o dinheiro acaricia a formosura.

Eis a luz.

A doença caminha a par do degredado: o corpo corre parallelo com o

espirito.

Eis a sombra!

* * * * *

O espectador que ajuize.

Epilogo

Hontem o amor; hoje a pobreza; amanhã o esquecimento.

Post-scriptum

(Ao leitor)

Este romance não mira aos applausos da galeria. Tão pouco prima, nem

pelo complicado do enredo nem pelo difficil das situações. São capitulos

singelos, estes, que acabam de lêr-se, só pela arte inspirados e por

amor d'ella concluidos.

E a arte é a verdade.

Por muitos hão de estas paginas ser aborrecidas. Por muitos hão de ellas

ser odiadas. Nada importa. A consciencia acima de tudo.

Entendeu o auctor que era sobre tudo _descriptivo_ o romance moderno,

profundamente descriptivo, cheio de analyse, critica, de bom-senso e da

naturalidade; de pouco dialogo e de muita observação; havendo todo o

escrupulo em pôr de parte o devaneio, na dissecação dos homens e das

cousas.

Ao ideal d'este livro presidiram, pois, as realidades presentes e

passadas. O typo da Viscondessa, atraz esboçado, poderá não agradar a

todos, é verdade; mas é, no entanto, um typo real, perfeitamente real.

Uma mulher ingenua, simples, caprichosa, sacrifica o seu coração, a sua

tranquillidade, o seu amor a um elegante rapaz, filho dos restaurantes,

e, como os restaurantes, viciado e corrupto. D'aqui a perdição da heroina

e o triumpho do galã.

Outro tanto succede com a figura angelica da aldeã. Victima do

confessionario, cahiu, andorinha ferida, a quem roubam o ninho e os

filhos; sedenta de prazer, resvalou no abysmo.

Alfredo, se bem que generoso e sympathico, é, todavia, um moço perdido,

alucinado pelos vinhos e pelas grandes ceias, incapaz de conceber outros

pensamentos que não sejam o da sua indolencia e o do seu bem-estar.

Acaba porisso como, naturalmente, devia acabar--nas costas d'Africa.

O contrario quasi se dá com Julio. Trabalhando, vence os escolhos da

adversidade; convivendo com o mundo, torna-se como o mundo, calvo na

corrupção e no cynismo.

E muito de proposito, pois que não fallo aqui na mãe e na esposa,

dediquei este livro ás boas mães e ás boas esposas: ás boas mães, para

que sejam esmeradas na educação das filhas, e ás boas esposas, afim de

que saibam estimar a virtude, como a primeira e a mais indestructivel de

todas as riquezas.

A maternidade é uma fonte de boas acções. Quem sabe se foi este o

defeito da Viscondessa e de Cecilia? O santo amor de mãe despertaria

incontestavelmente n'estas duas mulheres outros mundos muito diversos

que não os da imaginação e os do capricho.

A logica não foi, pois, sacrificada. Antes pelo contrario temos fé em

que será ella a gloriosa redemptora d'este _enormissimo peccado_.

Coimbra,

4 de Fevereiro

da 1874

_O Auctor._

FIM.

INDECE

Pag.

Dedicatoria 5

Cap. I Um baile 7

« II A senhora Viscondessa 13

« III Alfredo 25

« IV Contrastes 37

« V No restaurante 45

« VI Sem sahir do mundo 53

« VII Entre amigos 59

« VIII De passagem 65

« IX Pobreza e miseria 71

« X Cousas dos homens 79

« XI Na taberna 85

« XII Perigos e consequencias 91

« XIII Continuação 97

« XIV Novos mundos 103

« XV Primeiros amores 107

« XVI Transformações 113

« XVII Allucinações 119

« XVIII O escudeiro da senhora Viscondessa 125

« XIX Falla o coração 133

« XX Casa burgueza 139

« XXI Considerações 143

« XXII Um hospede 149

« XXIII Transição 155

« XXIV Confidencia 161

« XXV Mais confidencias 165

« XXVI A Viscondessa 171

« XXVII Digressão 170

« XXVIII Ainda a Viscondessa 183

« XXIX Indecisões 189

« XXX Glorias do operario 193

« XXXI O que faz o talento 190

« XXXII Vestigios e ruinas 203

« XXXIII Causas e motivos 209

« XXXIV Latet anguis 213

« XXXV Critica 219

« XXXVI Toldam-se os horisontes 223

« XXXVII Uma victima 229

« XXXVIII Julio feito barão 233

« XXXIX Denuncias e suspeitas 237

« XL No hospital 243

« XLI Sorrisos e lagrimas 247

« XLII Tableau 251

Epilogo 253

Post-scriptum 255

A Senhora Viscondessa · 第 6 / 6 段