VIII

Pouco mais me resta a dizer. Pudera mesmo deter-se aqui a minha

confissão. Entretanto ainda algumas palavras juntarei.

Convem passar rapidamente sobre o processo. Ele nada apresentou que

valha a pena referir. Pela minha parte, nem por sombras tentei

desculpar-me do crime de que era acusado. Com o inverosimil, ninguem se

justifica. Por isso me calei.

O apelo do meu advogado, brilhantissimo. Deve ter dito que, no fundo, a

verdadeira culpada do meu crime fora Marta, a qual desaparecera e que a

policia, segundo creio, procurou em vão.

No meu crime subentenderam-se causas passionais, seguramente. A minha

atitude era romanesca de esfingica. Assim pairou sobre tudo um vago ar

de misterio. Daí, a benevolencia do júri.

Emtanto devo acentuar que sobre o meu julgamento conservo reminiscencias

muito indecisas. A minha vida ruira toda no instante em que o revólver

de Ricardo tombara aos meus pés. Em face a tão fantastico segredo, eu

abismara-me. Que me fazia pois o que volteava á superficie?... Hoje, a

prisão surgia-me como um descanso, _um termo_...

Por isso, as longas horas fastidiosas passadas no tribunal, eu só as vi

em bruma--como sobrepostas, _a desenrolarem-se num scenario que não

fosse precisamente aquêle em que tais horas se deveriam consumar_...

Os meus «amigos», como sempre acontece, abstiveram-se: nem Luís de

Monforte--que tanta vez me protestara a sua amizade--nem Narciso do

Amaral, em cujo afecto eu tambem crêra. Nenhum dêles, numa palavra, me

veiu visitar durante o decorrer do meu processo, _animar-me_. Que a mim,

de resto, coisa alguma me _animaria_.

Porêm, no meu advogado de defeza fui achar um verdadeiro amigo.

Esqueceu-me o seu nome; apenas me recordo de que era ainda novo e de que

a sua fisionomia apresentava uma semelhança notavel com a de Luís de

Monforte.

Mais tarde, nas audiencias, havia de observar igualmente que o juiz que

me interrogava se parecia um pouco com o medico que me tinha tratado,

havia oito ânos, duma febre cerebral que me levara ás portas da morte.

Curioso que o nosso espirito, sabendo abstrair de tudo numa ocasião

decisiva, não deixe emtanto de frizar pequenos detalhes como estes...

Passaram velozes os meus dez ânos de carcere, já o disse.

De resto, a vida na prisão onde cumpri a minha sentença não era das

mais duras. Os meses corriam serenamente iguais.

Tinhamos uma larga cêrca onde, a certas horas, podiamos passear, sempre

sob a vigilancia dos guardas, que nos vigiavam misturados comnosco e que

ás vezes até nos dirigiam a palavra.

A cêrca terminava num grande muro, um grande paredão sobre uma rua

larga--melhor: sobre uma especie de largo onde se cruzavam varias ruas.

Em frente--pormenor que se me gravou na memoria--havia um quartel

amarelo (ou talvez outra prisão).

O prazer maior de certos detidos, era de se debruçarem do alto do

grande muro, e olharem para a rua; isto é: para a vida. Mas os

carcereiros, mal os descobriam, logo brutalmente os mandavam retirar.

Eu poucas vezes me acercava do muro; apenas quando algum dos outros

prisioneiros me chamava com insistencia, por grandes gestos misteriosos,

pois nada me podia interessar do que havia para lá dêle.

Mesmo, nunca soubera evitar um arrepio árido de pavor ao debruçar-me a

esse paredão e ao vê-lo esgueirar-se, duma grande altura--ennegrecido,

lezardento, escalavrado--sobre raros indicios duma velha pintura

amarela.

Nunca tive que me queixar dos guardas, como alguns dos meus companheiros

que, em voz baixa, me contavam os maus tratos de que eram vítimas.

E o certo é que, ás vezes, se ouviam de subito, ao longe, uns gritos

estranhos--ora roucos, ora estridentes. E um dia um prisioneiro

mulato--decerto um mistificador--disse-me que o tinham vergastado sem

dó nem piedade com umas vergastas horriveis--_frias como agua gelada_,

acrescentara na sua lingua de trapos...

Aliás, eu com raros dos outros prisioneiros me misturava. Eram--via-se

bem--criaturas pouco recomendaveis, sem ilustração nem cultura, vindas

por certo dos bas-fonds do vicio e do crime.

Apenas me aprazia durante as horas de passeio na grande cêrca, falando

com um rapaz louro, muito distinto, alto e elançado. Confessou-me que

expiava igualmente um crime de assassinio. Matara a sua amante: uma

cantora francesa, celebre, que trouxera para Lisboa.

Para êle como para mim, tambem a vida parara--êle vivera tambem o

_momento culminante_ a que aludi na minha advertencia. Falavamos por

sinal muita vez desses instantes grandiosos, e êle então referia-se á

possibilidade de fixar, _de guardar_, as horas mais belas da nossa

vida--fulvas de amor ou de angústia--e assim poder vê-las,

ressentí-las. Contara-me que fôra essa a sua maior preocupação na

vida--_a arte da sua vida_...

Escutando-o, o novelista acordava dentro de mim. Que belas paginas se

escreveriam sobre tão perturbador assunto!

Emfim, mas não quero insistir mais sobre a minha vida no carcere, que

nada tem de interessante para os outros, nem mesmo para mim.

Os ânos voaram. Devido á minha serenidade, á minha resignação,

todos me tratavam com a maior simpatia e me olhavam carinhosamente. Os

proprios directores, que muitas vezes nos chamavam aos seus gabinetes ou

eles proprios nos visitavam, a conversar comnosco, a fazerem-nos

perguntas--tinham por mim as maiores atenções.

... Até que um dia chegou o termo da minha pêna e as portas do carcere

se me abriram...

Morto, sem olhar um instante em redór de mim, logo me afastei para esta

vivenda rural, isolada e perdida, donde nunca mais arredarei pé.

Acho-me tranquilo--sem desejos, sem esperanças. Não me preocupa o

futuro. O meu passado, ao revê-lo, surge-me como o passado dum outro.

_Permaneci, mas já não me sou_. E até á morte real, só me resta

contemplar as horas a esgueirar-se em minha face... A morte-real--apenas

um sôno mais denso...

Antes, não quis porêm deixar de escrever sinceramente, com a maior

simplicidade, a minha estranha aventura. Ela prova como factos que se

nos afiguram bem claros, são muitas vezes os mais emmaranhados; ela

prova como um inocente, muita vez, se não pode justificar, porque a sua

justificação é inverosimil--_embora verdadeira_.

Assim eu para que lograsse ser acreditado, tive primeiro que expiar,

em silencio, durante dez ânos, um crime que não cometi...

A vida...

_1-27 setembro 1913--Lisboa._

Mario de SÁ-CARNEIRO.

A confissão de Lucio,: Narrativa. · 第 11 / 11 题